Sua saúde

Bicarbonato de sódio realmente clareia os dentes? Veja o que os dentistas falam sobre isso



Com o passar do tempo, é natural que nossos dentes escureçam, acabem manchando e ganhando aspecto de velhos e mal cuidados. Dentes brancos realmente dão à fisionomia um aspecto mais saudável e bonito. Os procedimentos de clareamento devem ser indicados pelo seu dentista e ele é quem devem fazer as devidas indicações e analisar os motivos do escurecimento. Muita gente recorre a receitas caseiras e o uso do Bicarbonato de sódio lidera os ingredientes indicados. Mas será que é certo usar essa substância no clareamento dos dentes?

Mas porque os dentes ficam amarelados?

Pouca gente sabe mas o esmalte dos dentes é poroso. Assim, tudo que comemos diariamente acaba preenchendo as porosidades do dente. É por isso que ao tomarmos vinho ou um preparado de açaí os dentes ficam imediatamente roxos. Isso não é de todo um problema. Ao escovarmos os dentes corretamente, a cor desaparecerá. Mas, existem outros alimentos e bebidas que mancham os dentes de uma maneira mais profunda e com o tempo, eles perdem a cor branca e ganham uma cor desbotada, que vai do amarelo ao marrom e é desagradável.


Bebidas escuras, como é o caso do café, chá e refrigerantes (como Fanta® e Coca-Cola®) estão no topo da lista de produtos que mancham os dentes. O cigarro e uma má higiene bucal também ajudam a prejudicar o quadro, ou seja, aumentar a porosidade do esmalte do dente.

clarear-dente-com-bicarbonato2

E o Bicarbonato de sódio, funciona mesmo?

Se formos buscar na internet dicas sobre o uso de bicarbonato no clareamento dos dentes, grande parte dos sites irão te recomendar o alguma receita à base de Bicarbonato de sódio (NaHCO3). A receita mais famosa é aquela que mistura o creme dental com o Bicarbonato, ou até mesmo usá-lo puro na escova de dentes úmida.  Embora alguns dentistas digam que essas receitas e tantas outras com usando este sal possa resultar em uma discreta mudança, [highlight]não promove o clareamento efetivo dos dentes.[/highlight]. Ao contrário, ela pode ser muito prejudicial à saúde bucal e em muitos casos, pode ser até perigoso!

O Bicarbonato de sódio em pó é uma substância altamente abrasiva, que funciona como um “esfoliante” nos dentes. Quando usamos essa substância junto  com a escovação, ela realmente ajuda a remover placa bacteriana, sujeira e até algumas manchas do dente, dando a sensação de que ele ficou mais branco. Mas na verdade, os dentes estão apenas mais limpos do que o costume.

Pode ser um perigo! Por causa da sua propriedade abrasiva, o uso ininterrupto do Bicarbonato resulta em corrosão no esmalte dos dentes, provocando sensibilidade dentária e fazendo com que o dente fique mais suscetível a infecções. O produto também pode alterar o pH da boca e provocar erosão ácida, que causa hipersensibilidade e alteração na estrutura e forma dos dentes.

Alguns dentistas usam jatos de bicarbonato em pó para remover a placa bacteriana mais agarrada na boca dos pacientes. Esse procedimento é realizado ocasionalmente e deve ser feito apenas pelo dentista e em casos julgados como necessários.

Para os pacientes que buscam um clareamento dentário, devem buscar o procedimento diretamente com seu dentista.

bicarbonato-10

Fonte: blogkamilagodoy/melhorcomsaude   Imagens: soubem/compromissoconscientedentesamareladoscomoclarear

 

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.