7 “remedinhos” caseiros que vão melhorar imediatamente sua azia

Azia: remédios caseiros para tratar queimação no estômago em casa

Azia é uma sensação de queimação no estômago vinda da parte de trás do esterno, um osso localizado na parte anterior do tórax. Pode se apresentar como uma dor que se irradia pelo peito, pescoço ou a garganta. Existem diversas formas de aliviar os sintomas: remédios caseiros para resolver o problema em casa.

Normalmente, quando a comida ou a bebida entra no estômago, uma faixa muscular no final do esôfago fecha o órgão, para que seja feita a digestão. Essa faixa é chamada de esfíncter esofágico inferior. Se essa faixa não se fechar o suficiente, o conteúdo do estômago pode voltar (refluxo) para o esôfago. Esse material parcialmente digerido pode irritar o esôfago, provocando a azia. Azia ocasional é comum e não há motivo para preocupação, é possível tratá-la por conta própria. Já a azia mais frequente e que interfere na rotina pode ser sinal de algum problema mais grave.

Na maioria das vezes, a azia é causada por erros alimentares, como comer muito, abusar de bebidas alcoólicas, frituras, gorduras e condimentos. Mas, nem sempre esta é a razão do aparecimento deste incômodo.  A gravidez é outra situação que pode provocar azia constante. Quanto mais avançada a gravidez ou quanto maior a barriga, mais frequentemente poderá aparecer a azia.

Selecionamos 5 “remedinhos” caseiros que vão aliviar a queimação, mas alertamos em caso de azia frequente, a melhor solução é procurar um médico.

1- Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio reduz a acidez do estômago. Ele é usado como um antiácido para tratar a azia , indigestão e dores de estômago. É um antiácido que age muito rapidamente no organismo, no entanto deve ser usado apenas para o alívio temporário. O bicarbonato de sódio é alcalino (tem pH alto), e neutraliza o excesso de ácido clorídrico do estômago, aliviando a azia.

Como fazer: Misture uma colher (de café) de bicarbonato de sódio em 100 ml de água fria. Beba de uma vez só.

  Como os antiácidos melhoram a azia?

2- Mascar chiclete

Para algumas pessoas que estão lutando contra o refluxo ácido e azia, mascar chiclete após as refeições pode ajudar a reduzir o ácido no esôfago. O aumento da produção de saliva é mais uma vez responsável por isso. É prudente evitar sabores de pimenta e hortelã, que podem aumentar os níveis de ácido e fazer azia e o refluxo piores.

Como fazer: mastigue uma unidade chiclete sem açúcar por cerca de 30 minutos para obter os resultados esperados.

3- Ficar sentado ou em pé

Quando deitamos, o suco gástrico tende a retornar para o esôfago intensificando a sensação de queimação. Evite deitar-se enquanto os sintomas não melhorarem. Isso acontece, por causa da ação da gravidade, já que ao deitar a inclinação faz com que o ácido do estômago vá parar no esôfago, provocando queimação, gosto azedo na boca, tosse e até dores no peito. Durante a noite o alívio, pode estar no simples fato de virar de lado na cama, mais especificamente para o esquerdo, pois nessa posição a liberação de ácido é menos intensa e você tem menos refluxo.

4- Chá de espinheira santa

A espinheira santa (Maytenus ilicifolia) é uma planta medicinal muito útil no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação, devido às propriedades medicinais que possui.

Como fazer: colocar 1 colher (sopa) das folhas secas de espinheira santa numa xícara e cobrir com água fervente. Deixar descansar por 10 minutos, coar e beber a seguir. Tomar 3 vezes ao dia.

5- Suco de Aloe vera (babosa)

A melhor maneira de tratar o refluxo ácido com Aloe vera é beber um pouco do seu suco em uma base diária. Se você não gosta muito do sabor, tente misturá-lo com um pouco de uva ou suco de maçã, ou qualquer outro tipo de suco que é não-ácido. Quando você bebe o suco de Aloe vera, o seu esôfago irá sentir uma grande melhora, além de acalmar o estômago. Portanto, é uma boa ideia em continuar a beber o suco de Aloe vera, mesmo após os sintomas de azia diminuíram. A maioria das pessoas têm danos em seu esôfago que precisa se curar e seguir um tratamento regular de suco de Aloe vera pode ajudar todo o sistema digestivo se curar.

6- Comer uma banana

Bananas têm efeito antiácido natural no organismo e ajuda a prevenir o refluxo. Se tiver uma crise de azia experimente comer uma banana para um alivio quase imediato.

7- Usar roupas leves

Em uma crise de azia, se livre de tudo que for roupa desconfortável, inclusive os cintos que apertam a região do estômago também podem ser responsáveis por desconfortos pois dificultam a digestão. A pressão das roupas e acessórios apertados pressionam o estômago e pioram a azia e o refluxo.

Fonte: tuasaude/mdemulher/minhavida/saudemelhor