As fases da lua influenciam mesmo no crescimento e saúde dos cabelos?

2907

“Preciso saber disso de uma vez por todas: As fases da lua influenciam mesmo no crescimento e saúde dos cabelos?” (Giovanna Motta)

Oi, Giovanna!  Se você acreditava que cortar o cabelo em determinada fase da lua deixava as madeixas mais fortes, saiba que isso não tem nenhuma comprovação científica.  Muitos dizem que cortar na lua minguante enfraquece os fios, na lua crescente faz com que eles cresçam, na lua cheia aumente o volume e na lua nova fortaleça as raízes. Mas a ciência garante: isso não passa de uma lenda. Segundo o professor Enos Picazzio, do departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IGA-USP), não há nenhuma evidência científica de que a Lua influencie no corte e no crescimento dos cabelos.

Além dos astrônomos, o dermatologista Paulo Zubaran, especializado em medicina estética e cabelos, diz que essa lenda surgiu há muito tempo, quando as pessoas associaram a influência da lua nas marés com a ação dela no corpo humano, que é formado, em sua maioria, por água. Essa associação é errada, já que a força que esse astro exerce nas marés é devido à força gravitacional. Senso assim, independentemente do dia e da fase da lua em que você corte, seu cabelo crescerá cerca de 1 centímetro por mês.

cortando-o-cabelo
Fonte: super/terra  Imagens: 4ladies