5 frutas que engordam e você nem imaginava

Frutas são ricas em vitaminas, minerais e nutrientes que nos fornecem energia, possuem um valor nutricional alto, além de bastante água e fibras. Elas trazem muitos benefícios para a saúde – tanto para a nossa dieta quanto estéticos e até mesmo medicinais, pois contêm muitas substâncias ativas, que ajudam na preservação dos tecidos celulares e prevenção de muitas doenças cardiovasculares e relacionadas à má nutrição.

Embora sejam fonte de uma infinidade de vitaminas e minerais importante para o bom funcionamento do organismo, algumas frutas podem ser inimigas da balança se consumidas em excesso. Isso porque contêm substâncias, como açúcares e gorduras, que podem levar ao ganho de peso. Neste caso, é importante destacar que embora sejam alimentos saudáveis, devem ser consumidos com moderação. Veja quais são algumas das frutas que mais engordam.

 

1- Açaí

Açaí-na-tigela

O açaí é uma fruta conhecida especialmente Pelo seu efeito antioxidante, reduz a produção de radicais livres, ou seja, substâncias que favorecem o envelhecimento celular. Mas é uma fruta que tem muitas calorias, especialmente porque tem uma boa quantidade de gordura saudável. 100 g de açaí tem 247 calorias. Para piorar algumas pessoas fazem questão de degustar uma tigela de açaí preparada com xarope de guaraná. É o xarope de guaraná que acrescentam na polpa para que ele fique mais doce, levando a um pico de insulina e consequentemente estimulando o organismo a sintetizar mais gordura. Além da granola, paçoca, frutas, entre outros. O tão consumido creme de açaí, quando acrescido desses alimentos, se torna uma verdadeira bomba calórica.

2- Caqui

caqui-full

O caqui vermelho, uma das variações da fruta, é muito rico em açúcar e se consumida em excesso pode gerar ganho de peso, além de elevar os níveis glicêmicos do sangue. Por isso, o consumo do caqui por diabéticos deve ser restrito e acompanhado por um especialista. Apenas 100 gramas da fruta chegam a ter quase 15 gramas de açúcar e 60 calorias. Se formos observar apenas as calorias, podemos pensar que é uma fruta que deve ser deixada de lado. Mas, ao mesmo tempo, a fruta apresenta muita fibra em uma quantidade que se resume em 24% da quantidade diária necessária para pessoas que têm uma dieta de 2 mil calorias. Isso faz com que o caqui seja uma boa fonte desse nutriente.

3- Uvas

brunello-uva

Rica em açúcar, cerca de 100 gramas de uva tem 17 gramas de frutose e 72 calorias e, em excesso, pode engordar. Por outro lado,  um dos maiores benefícios da uva é a presença da substância resveratol na casca, muito útil por suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. Uvas são alimentos ricos em carboidratos e embora alguns carboidratos na sua dieta sejam perfeitamente aceitáveis, carboidratos demais podem levar a um ganho de peso. Especialistas dizem que 1 xícara de uvas contém cerca de 17 gramas de carboidratos totais, incluindo 16 gramas de açúcar. Uma pessoa normal de 75 quilos queima cerca de 1500 calorias por dia. Comer mais que 300 calorias de uvas por dia pode significar muitas calorias extras, e nesse caso, a uva engorda. Isso não deve ser um problema quando comida para substituir outros alimentos menos saudáveis.

4- Abacate

abacate3

Cerca de 30% do abacate corresponde a gorduras, e apenas 100 gramas de sua polpa têm valor energético que se aproxima a 180 calorias (o equivalente a uma barra pequena de chocolate ao leite). O que não se sabe, é que todas essas gorduras são benéficas à saúde e, ao contrário do que se pensa, elas ajudam a emagrecer e diminuem os valores do LDL, o chamado colesterol ruim. Por isso, recomenda-se consumir pequenas quantidades diárias, que não passem dos 100 gramas. Também não é indicado misturá-lo com açúcar, pois seu valor energético pode ficar até quatro vezes maior.

5- Banana

banana

Principalmente depois de madura, a banana torna-se muito açucarada e, por isso, pode ocasionar ganho de peso se consumida em grandes quantidades. 100 gramas da fruta tem quase 20 gramas de açúcar e 95 calorias. Falando de maneira simples, é errado pensar que a banana engorda, já que ela não possui gordura, mas é preciso não comer bananas em excesso. Como já dito, elas possuem uma quantidade grande de açúcar, o que é uma boa notícia já que o açúcar é transformado em glicose, que você precisa em todos os movimentos que faz durante o dia. Atletas, levantadores de peso, nutricionistas e outros consideram bananas como frutas maravilhosas. Mas se você é mais sedentário, comer muitas bananas pode te legar a ganhar peso rapidamente.

 

Fonte:glicose/tuasaude/bolsademulher      Imagens: eunaoanoto/ poderdasfrutas/sobrevinho/roubadinhas/ plox