Animais

Você já viu o Pika? Mamífero raro e muito fofo é redescoberto da China!



Um dos mamíferos mais fofinhos existentes ficou sumido do mapa durante muito tempo. Para ser mais preciso, durante 20 anos ele ficou desaparecido para os cientistas da área onde ele vive, no noroeste da China. O Pika-de-Ili (Ochotona iliensis) é um minúsculo mamífero montanhoso, que lembra muito um ursinho de pelúcia e personagens de desenho animado.

Ele foi descoberto por puro acaso no ano de 1983 e de lá para cá não foram muitas pessoas que conseguiram ve-los. No total foram encontrados somente 29 espécimes de pika. Por esse motivo não se sabe nada sobre o comportamento desses animais. E depois de um tempo sumidos eles foram redescobertos.


O pesquisador chinês que descobriu essa espécie no ano 1983, resolveu montar uma equipe de busca para reencontrar o animal. Ele reuniu voluntários e depois de alguns dias de busca, um espécime de pika apareceu.  Ele ficou exposto durante algum tempo e se mostrando bem curioso com o que estava acontecendo, permitindo que fossem tiradas algumas fotos.

Os pikas tem aproximadamente 20 centímetros de comprimento, com orelhas grandes e várias pequenas manchas marrons em sua pele cinzenta. A espécie vive em altas altitudes entre 2.800 a 4.100 metros – e subsiste principalmente de gramíneas, ervas e outras plantas da montanha. Foram precisos que dois espécimes fossem estudados para que fosse comprovado que se tratava de uma nova espécie para a ciência.

ad_163947739-e1427284793202

Os pikas tem aproximadamente 20 centímetros de comprimento, com orelhas grandes e várias pequenas manchas marrons em sua pele cinzenta. Foto: eleganteonline

Uma estimativa feita em 1990, disse que a população de pikas deve estar em cerca de 2 mil indivíduos. Essa população está diminuindo, porque assim como outras espécies montanhosas, os pikas sofrem com qualquer alteração no meio em que vivem. A poluição atmosférica da área em que vivem levou a espécie a entrar na lista de espécies em extinção. É por isso que existe um esforço para conseguir a sua preservação e a criação de áreas de conservação onde eles vivem.

pika-en-extincion

Uma estimativa feita em 1990, disse que a população de pikas deve estar em cerca de 2 mil indivíduos. Foto: elclarinete

Fonte: misteriosdomundo e wikipedia

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.