Curiosidades

Que legal! Na Suécia doadores de sangue recebem SMS cada vez que o sangue doado salva vidas



Na Suécia uma ideia está revolucionando o ato de doar sangue. Doar sangue por lá, significa receber um “muito obrigado” em breve. Isso porque quando o sangue doado é utilizado para salvar a vida de uma ou mais pessoas, o doador recebe uma mensagem de texto avisando-o sobre a utilização.

A ideia surgiu pela escassez que os bancos de sangue na Suécia vinham enfrentando nos últimos tempos. O país então tem levado a mídia digital para sensibilizar o público e para as pessoas falarem sobre a doação de sangue. A gerente de comunicações do serviço de sangue de Estocolmo, declarou que as pessoas envolvidas na organização do sistema de doação de sangue, estão sempre tentando desenvolver maneiras de expressar a importância dos doadores. “Queremos dar-lhes feedback sobre o seu esforço, e encontramos boa maneira de fazer isso” disse ela.


A ideia fez um sucesso estrondoso. Os doadores que receberam as mensagens  dizem que é um grande sentimento de saber que você fez uma diferença tão grande e talvez até mesmo salvou a vida de outra pessoa.

Para evitar a falta de sangue, autoridades suecas também estão se movendo no sentido de ser o mais transparente possível sobre os níveis exatos de sangue em estoque. Outra iniciativa fixada no local permite que os residentes em Estocolmo possam ver um gráfico em tempo real dos níveis de estoque de sangue no site do serviço de sangue local. Desse modo os doadores podem perceber quando o estoque de sangue está baixo e contatar outros doadores para se juntarem e fazerem uma doação. As mídias sociais e outros canais digitais estão colaborando bastante para que os níveis de sangue disponíveis estejam em um bom nível.

Com isso a Suécia da um bom exemplo a outros países de como conseguir manter o seu estoque de sangue num nível aceitável, incentivando os doadores a fazerem uma diferença real na vida de outras pessoas que precisam.

Na Suécia uma ideia está revolucionando o ato de doar sangue. Doar sangue por lá, significa receber um “muito obrigado” em breve. Foto: Reprodução/wisegeek

Na Suécia uma ideia está revolucionando o ato de doar sangue. Doar sangue por lá, significa receber um “muito obrigado” em breve. Foto: Reprodução/wisegeek

Fonte: iflscience

 

 

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.