Os animais sentem dor como nós?

5782

A dor é uma experiência que envolve sinais sensoriais e emocionais que causam sofrimento. Nós sabemos que os animais sofrem a dor física, mas ainda não está claro se o sofrimento emocional pode ser válido para os animais, e como isso pode ser demonstrado.

Emocionalmente falando, a dor pode estar relacionada com medo, memórias negativas e estresse, e mesmo na ausência de algum dano físico, ela aparece em níveis diferentes de acordo com as situações vividas pelas pessoas, e como são experiências únicas, cada pessoa a encara de um jeito particular.

A natureza da dor é ainda mais complexa nos animais. Há algumas similaridades em comportamentos frente a dor que podem ser observados nos mamíferos, como por exemplo, falta de socialização com humanos ou com outros animais e falta de apetite, sinais claros de que algo está errado. Apesar disso, não se sabe como os animais realmente experenciam a dor. O que dificulta esse entendimento é o fato de que os animais não comunicam verbalmente sua dor. Animais contam com observadores humanos para reconhecer sua dor e avaliar sua gravidade e impacto na qualidade de vida

Estudos já realizados mostram que pássaros em tratamento, com sinais clínicos de dor (mancando, por exemplo) preferem alimentos que estejam misturados com analgésicos. Da mesma forma, muitos estudos em uma variedade de animais domésticos indicaram que os animais que realizaram uma cirurgia , mas não tiveram alívio adequado da dor demonstram comportamentos reflexivos, que só foram aliviados quando ratados com analgésicos. Esses estudos indicam que a observação dos comportamentos dos animais pode indicar seu grau de dor e mal-estar.Estudos com animais domésticos são realizados com maior frequência, mas ainda não se sabe a real dimensão da dor em ovinos, suínos, equinos e bovinos.

Cachorro foi atacado por porco-espinho e se deu mal!
Cachorro foi atacado por porco-espinho e se deu mal!

Recentemente está havendo um esforço global para aumentar a consciência da dor em animais. A Associação Mundial de Pequenos Animais lançou o Conselho Global de dor e publicou um tratado para veterinários e tratadores de animais em todo o mundo para promover o reconhecimento da dor, medição e tratamento. Os cães podem ser o melhor amigo do homem, mas para todos aqueles que trabalham com eles, cuidam e desfrutam da companhia de animais, a compreensão de como sentem dor é essencial para melhorar a qualidade de suas vidas.

pato2

Fonte: iflscience   Imagens: globorural/