Não é Photoshop, mas também não é obra da natureza: cientistas criam morangos azuis

Desta vez a indústria genética responsáveis pelo desenvolvimento do Organismos Geneticamente Modificados passou dos limites. Com o objetivo de conseguir morangos mais resistentes ao congelamento, cientistas acabaram criando morangos azuis. Tão azuis que parecem digitalmente manipulados! Mas o mais inacreditável é o que os cientistas fizeram para conseguir essa proeza.

Os organismos manipulados geneticamente, são desenvolvidos de modo a favorecer características desejadas, como a cor, tamanho etc. Estes organismos possuem alterações em trechos do genoma realizadas através da tecnologia do RNA1 /DNA recombinante ou engenharia genética. Na maior parte das vezes, quando se fala em Organismos Geneticamente Modificados, trata-se de organismos transgênicos. Mas OGMs e transgênicos não são sinônimos: todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico.

Um transgênico é um organismo que possui uma sequência de DNA (ou parte do DNA) de outro organismo, que pode até ser de uma espécie diferente. Já um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente mas não recebeu nenhuma região de outro organismo. Por exemplo, uma bactéria pode ser modificada para expressar um gene por mais vezes.

No caso do morango azul, temos um organismo transgênico. Isso porque, os pesquisadores descobriram que o peixe-solha produz uma proteína anticongelante que o protege da água gelada do Ártico. Então, eles pensaram: “O que aconteceria se o gene responsável pela produção da substância anticongelante fosse introduzido no genoma de morangos?” E eles o fizeram! Para surpresa de todos, os morangos resultantes das plantas que receberam o gene do peixe nasceram todos azuis e ainda por cima eram realmente resistentes às temperaturas de congelamento. Isso significa que podem ser armazenados nos freezer por muito mais tempo sem alterar seu aspecto e sabor.

morango-azul1

Como em todo experimento transgênico, este também possui muitas opiniões conflitantes. No StrawberryBlu.com, Cynthia Bu Jawdeh disse: “Bem, existem vários efeitos negativos que ainda estão sendo estudados. Alguns dos princípios básicos são o surgimento de novas alergias (em resposta às novas proteínas formadas nos morangos transgênicos), novas toxinas produzidas pela plantas que podem ter um efeito negativo sobre os seres humanos ou o ambiente“.

Enquanto o conselho de ética dá seus argumentos, estes e outros milhares de projetos com organismos geneticamente modificados estão sendo desenvolvidos pelo mundo!

Blue-450x362

$_57

 

Fontes: care2/strawberryblu  Imagens:deakincomsci2015/strawberryblu /ebay