Curiosidades

Microbiologista garante: cobrir o assento sanitário com papel higiênico é uma ação completamente desnecessária

Microbiologista garante: cobrir o assento sanitário com papel higiênico é uma ação completamente desnecessária
Esse texto foi útil para você?

Quantas vezes precisamos ir ao banheiro na rua e nos deparamos com um assento sanitário sujo, com gotas de xixi e sabe-se lá o que mais? A maioria das pessoas resolvem este problema forrando o assento com folhas de papel higiênico. Isso tira qualquer culpa antes de sentar com tudo e fazer o que tem que fazer ali mesmo.

Todo mundo tem a preocupação de que um vaso sanitário público pode ser foco de várias doenças, e isso até pode ter um certo fundamento. No entanto, as preocupações, que levaram à criação de assentos portáteis e sprays higienizantes, são exageradas, de acordo com o microbiologista Jason Tetro de Toronto, no Canadá. Segundo o pesquisador “A menos que você lamba o assento do vaso, não há realmente nenhuma probabilidade de você pegar uma infecção”.


Assentos sanitários estão de fato lotados com populações bacterianas, na maioria das vezes sob a forma de coliformes fecais, afirmou o especialista, que escreveu o livroThe Germ Code: How to Stop Worrying and Love the Microbes” (O Código do Germe: Como parar de se preocupar e amar os micróbios, em tradução livre). Mas, e acordo com este estudo, na maior parte do tempo, as bactérias trarão um risco mínimo se entrar em contato com a nossa pele. Ele ainda acrescenta que “Quando você se senta, você está criando um selo, e a não ser que você tenha um corte gigante no seu posterior que possa permitir que as bactérias entrem na sua corrente sanguínea, não há nenhum risco algum”.

O risco só acontece mesmo depois que nos levantamos do assento, pois dar a descarga despacha minúsculas gotas de água no ar, com bactérias alcançando até dois metros, caindo no chão ou na pia. O melhor é sempre dar a descarga com a tampa do vaso fechada, não interessa se você esteja em casa ou na rua. E jamais, nunca, em hipótese alguma, dê descarga quando ainda estiver sentado no vaso. As gotículas com bactérias contendo na água, podem se alojar nos seus órgãos genitais causando infecção!

Agora, lavar a mão com sabão e secar obviamente diminuirá muito seu risco de contaminação.

Mulher-no-banheiro

Fonte: oglobo/ today  Imagens: revistaprevencaoesaude

Comentários

Novidades

Topo