Você ainda usa filtro de barro? Saiba que este é considerado o melhor método para filtragem de água do mundo!

135699
Filtro de barro: o melhor método de filtragem do mundo

“Eu sempre usei aqueles filtro de barro, mas recentemente me mudei para uma casa muito antiga e a tubulação é de ferro, que forma aquela crosta na parte interior com o tempo. Gostaria de saber se mesmo assim é seguro utilizar o velho filtro de barro.” (Breno Quintino) ——“Queria saber se o filtro de barro (aqueles antigos) realmente são seguros para filtrar a água. Ouvi dizer que é o melhor método do mundo.” (Isabel Da Costa)

Breno e Isabel, a boa notícia é que pesquisas apontam que o filtro de barro é o melhor sistema de filtração do mundo! Sabe porquê? Simplesmente por possuírem câmaras de cerâmica que retêm impurezas, bactérias, parasitas, cloro, pesticidas e outros compostos químicos prejudiciais à saúde. Inclusive Breno, esses filtros são capazes de reter grande quantidade do ferro, alumínio e chumbo presentes na água.

Também realizam um tipo de filtração por ação da gravidade, que faz com que a água passe lentamente, gotejando em sua parte inferior, agindo como um sistema de decantação e filtração, tal como ocorre nas estações de tratamento. Isso significa que, por ser um meio de filtragem em que a água passa bem devagar, impede mais eficientemente a passagem de microrganismos e sedimentos do que os filtros que recebem água por forte pressão das torneiras e tubulações.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a água é considerada potável quando é límpida, transparente, sem cheiro e sabor, livre de microrganismos nocivos a saúde e com concentrações de substâncias químicas toleráveis à saúde. A água que chega as estações através de rios, lagos ou lençóis freáticos, muitas vezes, não possuem estas condições, e o processo de tratamento volta-se justamente a atender tais requisitos. No entanto, as tubulações de distribuição de água podem estar velhas, enferrujadas ou com impurezas que a contaminam, fazendo-se essencial sua purificação.

A dica então é, ao invés de escolher sofisticados filtros, como purificadores, torneiras de cozinha com filtros ou galões com água mineral, escolha o tradicional filtro de barro! Mas atenção, pois são necessários cuidados: apesar de melhorar a qualidade da água, caso não seja limpo constantemente, o filtro pode ser um local propício para o desenvolvimento de microrganismos. Dessa forma, é recomendado realizar a higienização para mantê-lo eficiente. Realize a limpeza a cada 3 meses, ou até mesmo antes, caso notar que a vela do filtro esteja amarela ou esverdeada. E não é recomendável utilizar produtos químicos para a limpeza: a usual “buchinha” com sabão é o melhor método!

Obviamente, o filtro de barro, assim como qualquer outro método de filtragem, não é um sistema 100% seguro. É necessário tomar cuidados com o encanamento e torneiras da casa, limpezas em caixas d’água, dentre outras prevenções. Então, fique alerta com a qualidade da água. Mesmo aparentemente límpida, não significa que ela seja potável. Lembre-se: as aparências, e nesse caso, os microrganismos, enganam!

Fonte: newsrnia/ sobioa/ revgico / snatural