Comportamento

Estudo garante que é possível prever risco de suicídio apenas com um exame de sangue!

Estudo garante que é possível prever risco de suicídio apenas com um exame de sangue!
Esse texto foi informativo para você?

E se você pudesse prever um caso de suicídio? Talvez essa oportunidade fosse muito valiosa para todas as pessoas que um dia já sofreram com a perda de algum familiar devido essa fatalidade em decorrência de doenças mentais graves. Um novo estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Indiana nos Estados Unidos afirma ser capaz de prever o risco de uma pessoa cometer o suicídio com uma precisão de mais de 90%, utilizando apenas um simples exame de sangue, juntamente com um questionário!

A pesquisa é baseada na utilização de biomarcadores relacionados com o comportamento humano. Os biomarcadores são indicadores que sinalizam algum tipo de evento ou acontecimento em amostras biológicas, que podem ser utilizados para vários propósitos, como avaliar uma exposição química no organismo, bem como a suscetibilidade individual, com a finalidade de demonstrar a relação de causa-efeito e dose-efeito numa avaliação de risco à saúde, além de monitoração biológica realizada de forma sistemática e periódica. A pesquisa utilizou amostras de sangue de 217 pessoas do sexo masculino com distúrbios psiquiátricos e traçaram um perfil de expressão gênica de cada um. Além disso, a cada coleta realizada foi preenchido um questionário com algumas informações sobre o paciente e seu histórico de distúrbio mental.


A pesquisa utilizou duas metodologias de expressão diferencial: ausente/presente e expressão diferencial verificando mudanças graduais mais sutis nos níveis de expressão gênica. Ou seja, identificaram alguns genes que tinham evidência clara com envolvimento suicida e realizaram o rastreamento deles nos pacientes selecionados através dos biomarcadores. O estudo foi capaz de revelar que os pacientes com vários quadros psiquiátricos apresentavam vários genes em comum relacionados com as mudanças de comportamento e de humor associados a problemas bipolares e através dos biomarcadores foram capazes de identificar os principais genes ligados ao evento suicida. Com isso puderam determinar com precisão se aquele paciente possui uma alta probabilidade de cometer o suicídio podendo assim prever uma fatalidade e ajudar os médicos a utilizarem novos medicamentos ou alterações nos tratamentos psiquiátricos com uma nova, ou melhor, abordagem.

Exame-de-Sangue

O objetivo principal da pesquisa é conseguir sistematizar e identificar a predisposição clínica de pacientes com problemas ou doenças mentais que poderiam cometer o suicídio e através dos marcadores biológicos identificarem os genes causadores deste evento, a fim de garantir segurança no tratamento médico, utilização da medicação e substâncias corretas, além de evidenciar a dose e tratamento adequado para cada paciente no seu nível de gravidade da doença facilitando o acompanhamento, diagnóstico e eficiência no tratamento escolhido pelo médico. Além disso, conseguirão ajudar várias pessoas minimizando o sofrimento de perdas de familiares!

30-duvidas-gravidez-10

 

Fontes: nature/iflscience/scielo   Imagens: lookfordiagnosis/colegioweb/2dayblog

 


Comentários

Novidades

Topo