Mulher

Esqueci de tomar o anticoncepcional. O que eu faço agora? Descubra o que você deve fazer quando esquecer a pílula

Esqueci o anticoncepcional. O que fazer quando esquece de tomar anticoncepcional

“Esqueci o anticoncepcional”, essa é uma frase que sempre atormenta a mulher que faz uso de pílula. A pílula anticoncepcional é um comprimido que tem em sua base a utilização de uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. O anticoncepcional oral também modifica o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozoide. Mas, será que há o que fazer quando esquece de tomar anticoncepcional?

Você  sabe o que fazer quando esqueceu de tomar o anticoncepcional? Se você esqueceu-se de tomar uma pílula da cartela, tome-a assim que se lembrar, desde que se respeite o período máximo de até 12 horas do horário habitual de tomada. Se esse período for maior que as 12 horas, existe a orientação conforme a semana em que ocorreu o esquecimento.




Esqueci o anticoncepcional. O que fazer quando esquece de tomar anticoncepcional

Qual destes tipos de cartela você usa?

 



Esqueci da 1ª semana:

Tome o contraceptivo esquecido e os demais até ao fim da cartela, normalmente. Recomenda-se o uso de camisinha ou outro tipo de prevenção nos próximos 7 dias, pois existe o risco de gravidez.

Esqueci da 2ª semana:



O  risco de gravidez é inexistente, mas a pílula anticoncepcional esquecida deve ser tomada o quanto antes possível e seguir com o tratamento até ao fim da cartela.

Esqueci da 3ª semana:

Nesta semana você tem duas opções: Na primeira opção, você deve tomar a pílula esquecida e iniciar uma nova cartela sem fazer o intervalo de 7 dias. Na segunda opção, você deve parar de tomar a pílula a partir da esquecida e fazer um intervalo de até 7 dias (ou 4 dependendo do tipo, veja imagem) e iniciar nova cartela.

Se você é completamente esquecida e isso vem acontecendo com muita frequência, baixe o aplicativo “Hora da Pílula” para o seu Smartphone e acabe de vez com esse problema.

Esqueci o anticoncepcional. O que fazer quando esquece de tomar anticoncepcional

Lembre-se de que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz (leia aqui sobre a segurança dos anticoncepcionais). Esses procedimentos para quando ocorre o esquecimento servem para minimizar os riscos e, mesmo que seguidos corretamente, ainda há possibilidade de ocorrer a gravidez.

 gineco/bolsademulher
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo