Ejacular dormindo é normal? Entenda porque isso pode acontecer

“Por que alguns homens sofrem ejaculação durante o sono?” (Alexandre Moretti)

Bem Alexandre, em primeiro lugar, a ejaculação é uma resposta natural de nosso corpo, que ocorre devido a algum estímulo visual ou mental de nosso cérebro, havendo uma série de respostas fisiológicas que propiciam a ereção e a liberação de sêmen quando chegamos ao ápice da excitação (para saber mais, clique aqui). O homem produz uma grande quantidade de sêmen durante toda sua vida, sendo normal a necessidade de liberá-lo, pois os testículos, epidídimos, próstata e vesículas seminais, responsáveis por produzir o sêmen, não tem capacidade de armazená-lo em grande quantidade. Como a tendência é “descarregar seu arsenal”, quando se trata de pessoas que estão sob abstinência sexual, é comum ejacular enquanto dorme.

Conhecida como polução noturna, ejacular enquanto se dorme é comum principalmente na adolescência e início da vida adulta, entre os 12 e 20 anos, quando os hormônios estão “a todo vapor”, e ocorrem uma série de modificações anatômicas/fisiológicas em nosso corpo, além de ser comum que o jovem fique estimulado com certa facilidade. Que homem nunca sonhou com algo mais “picante”, e acordou com a cama/roupa molhada (e aqui não me refiro ao xixi, típico da infância)? Porém, não há necessidade de “manipular” nosso órgão genital para aliviar as tensões, mesmo porque isso não necessariamente garante a resolução do “problema”. Até porque, essa situação é absolutamente normal. Não precisa se preocupar, Alexandre!

Todos os homens possuem de 4 a 5 ereções involuntárias durante a noite, principalmente na fase do sono conhecida como REM, na qual atingimos o relaxamento máximo de nosso corpo, e sonhamos! Mas nem sempre é necessário sonhar para ejacular dormindo. Simplesmente quando dormimos o nosso inconsciente pode gerar uma série de sensações, por vezes desconexas da realidade, que nos levam a essa situação, mesmo que não nos toquemos. Por ser algo ligado ao inconsciente, a ejaculação noturna é algo inevitável. Mas se você considera isso um problema Alexandre, fique calmo: com o envelhecimento tende a ser menos frequente, até que um dia, desaparece!

header_3993

A polução noturna atrapalha a vida sexual?

Não! O que atrapalharia a relação sexual  seria o desgaste entre o casal, excesso de tarefas, medicações, dentre outros problemas relacionados ao campo emocional ou hormonal, mas não a ejaculação “fora de hora”. E      no caso da mulher, a ejaculação noturna também ocorre? Também, mas não suja os lençóis como no caso dos homens. Ao contrário deles, elas apenas chegam ao ápice de seus desejos dormindo, caso os estímulos ocasionados por sonhos forem tão intensos quanto se estivessem acordadas. No entanto, não ocorre a ejaculação como nos homens, e a polução noturna é mais frequente em mulheres que reprimem seus desejos (não exploram seu próprio corpo).

Em suma, não há problema algum ejacular dormindo, independente da idade. Além disso, não são alguns homens, mas a maioria (pra não dizer todos), já ejacularam em algum momento da vida dormindo. E o único incomodo que você pode ter nesse caso, é trocar os lençóis no dia seguinte, ou ser alvo de algumas brincadeiras, caso você tenha mais de 10 anos e alguém perceba que sua cama amanheceu molhada…

sleep2

Fontes: bonde/aquelascoisas/uol/folha  Imagens: discovalante/northdelawhere/kondomeriet