Para que lado você costuma dormir? Dormir virado para a ESQUERDA traz vários benefícios para o corpo

2510

“Quero saber se é verdade que dormir virado para a esquerda ajuda na digestão e alivia o refluxo e a gastrite, mas comprime o coração.” (Camila Rodrigues).

Olá Camilla, sua afirmação tem muito sentido, em partes! Na verdade, dormir virado para o lado esquerdo do corpo tem muitos benefícios para a nossa saúde e sim, nos ajuda na digestão, principalmente quando comemos bastante, ou seja, evita problemas estomacais e dores no estômago e apesar do que muitos pensam dormir do lado esquerdo não comprime o coração, muito pelo contrário, ajuda a ter uma boa circulação sanguínea.

O nosso corpo é formado por um sistema de “limpeza organizadora”, chamado de sistema linfático, na qual é composto de vários órgãos, canais, capilares, tecidos e glândulas que produzem e transportam a linfa dos tecidos para o sistema circulatório fazendo a filtração e reconduzindo esse líquido para circulação sanguínea. O sistema linfático é dominante no nosso lado esquerdo do corpo, por onde importantes elementos como proteínas, glicose e metabólitos são filtrados e que são conduzidos na maior parte pelo nosso lado esquerdo, ou seja, dormir dessa forma ajuda no processo natural da drenagem linfática evitando inchados e acúmulo de linfa em tecidos.

Também é do nosso lado esquerdo do corpo que se localiza o nosso estômago e o nosso pâncreas e, portanto, dormir desse lado nos ajuda a uma melhor digestão, isso porque os sucos gástricos podem ser canalizados com melhor fluidez, ajudando o pâncreas a secretar as enzimas com melhor facilidade, ou seja, por razões anatômicas, dormir nessa posição ajuda a ter uma boa digestão e irar aliviar sintomas como cansaço, dores estomacais e evitar problemas de queimação, já que os sucos gástricos serão distribuídos de uma melhor forma nesse processo evitando consequentemente uma inflamação ou gastrite.

Na verdade, dormir virado para o lado esquerdo do corpo tem muitos benefícios para a nossa saúde e sim, nos ajuda na digestão, principalmente quando comemos bastante, ou seja, evita problemas estomacais e dores no estômago e apesar do que muitos pensam dormir do lado esquerdo não comprime o coração, muito pelo contrário, ajuda a ter uma boa circulação sanguínea. Foto: Reprodução/nopatio
Na verdade, dormir virado para o lado esquerdo do corpo tem muitos benefícios para a nossa saúde e sim, nos ajuda na digestão, principalmente quando comemos bastante, ou seja, evita problemas estomacais e dores no estômago e apesar do que muitos pensam dormir do lado esquerdo não comprime o coração, muito pelo contrário, ajuda a ter uma boa circulação sanguínea. Foto: Reprodução/nopatio

A maior dúvida agora seria como dormir do lado esquerdo ajuda o coração? De fato, dormir nessa posição ajuda a ter uma boa circulação sanguínea, isso porque o nosso coração, como sabemos, fica em sua maior porção do nosso lado esquerdo e a aorta que sai do coração tem uma forma arqueada para o lado esquerdo para chegar ao abdômen, ou seja, isso não só ajuda o coração a bombear melhor o sangue e com mais eficiência, como auxilia os vasos linfáticos na drenagem diária, fazendo retornar a linfa que não conseguiu voltar aos capilares e consequentemente retornar a circulação.

Portanto, quando sentir aquele soninho gostoso ou quando for à hora de dormir a noite, lembre-se: dormir do lado esquerdo é a melhor posição para ajudar a ter não só uma noite tranquila e agradável de sono, mas manter uma vida mais saudável e prevenindo problemas em longo prazo!

dormir do lado esquerdo é a melhor posição para ajudar a ter não só uma noite tranquila e agradável de sono, mas manter uma vida mais saudável e prevenindo problemas em longo prazo! Foto: Reprodução/politicabahia
Também é do nosso lado esquerdo do corpo que se localiza o nosso estômago e o nosso pâncreas e, portanto, dormir desse lado nos ajuda a uma melhor digestão, isso porque os sucos gástricos podem ser canalizados com melhor fluidez, ajudando o pâncreas a secretar as enzimas com melhor facilidade. Foto: Reprodução/politicabahia
Fontes: melhorcomsaude, revistavivasaude e auladeanatomia