Curiosidades

Cuidado! Você pode se arrepender de ler isso. O que acontece no seu corpo quando você toma Coca-Cola?

A Coca-Cola é uma das bebidas mais consumidas no mundo e isso não há como negar. Há 130 anos essa bebida tem frequentado nossas casas, restaurantes e baladas.

O ex-farmacêutico Niraj Naik escreveu um artigo em que mostra os efeitos de ingerir Coca-Cola. Ele estava intrigado em como que pessoas que tentavam manter hábitos saudáveis continuavam ganhando “gordura”. Naik acredita que não é apenas a gordura que você consome que te faz engordar: a frutose sob a forma de xarope de milho está diretamente ligada a várias doenças.


Imagine você com muita sede, todo suado, precisando de algo para refrescar-se. Eis que encontra um barzinho onde a Coca-Cola (de garrafa de preferência) está geladinha. Você toma de uma só vez todo o conteúdo da garrafa e …

cocacola-(1)

10 minutos…

Após dez minutos ingerido o refrigerante, o equivalente à 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (o que é praticamente a cota de 100% recomendado para ser ingerido em um dia). E saiba que você só não vomita imediatamente todo o conteúdo, porque o Ácido fosfórico existente na Coca-Cola inibe o sabor do açúcar.

20 minutos…

Seus altos níveis de glicose causados pela ingestão de Coca-Cola provocam explosão de insulina. Neste momento seu fígado responde a isto absorvendo  todo açúcar que consegue e transformando tudo isso em gordura.

40 minutos…

A absorção de cafeína é completa. Suas pupilas dilatam e sua pressão arterial sobe e, como resposta a isto, seu fígado envia mais açúcar para a sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina em seu cérebro agora são bloqueados, o que evita que você sinta sono.

45 minutos…

Com 45 minutos seu corpo aumenta a produção de dopamina (neurotransmissor estimulante do sistema nervoso central) que excita os centros de prazer do seu cérebro. E acreditem, é o mesmo efeito que drogas como heroína tem no organismo.

60 minutos…

O Ácido fosfórico ataca o cálcio, magnésio e o zinco em seu intestino proporcionando um aumento do metabolismo. O resultado disto é perda de cálcio pela urina devido as altas doses de açúcar e substâncias artificiais presentes no organismo. Começa a função diurética da cafeína, fazendo você realmente ter vontade de fazer xixi. Você também vai eliminar o cálcio, o magnésio e o zinco que deveriam ir para seus ossos, junto com água e sódio.

65 minutos…

Quando essa reação louca dentro do seu organismo termina, você poderá se sentir irritado ou desanimado. Você agora também precisa se livrar de toda a água que estava na Coca-Cola. Mas não antes desta água arrastar substâncias nutritivas valiosas para seu corpo que poderiam aumentar a capacidade de produção de ossos e dentes mais fortes.

 

E tudo isso ainda é seguido de inúmeras reações metabólicas consequentes dos choques de cafeína (que pode piorar muito se você for também fumante). Mas se você tem outra garrafinha dessas, vá em frente, pois você irá sentir-se bem melhor!

jovem-bebendo-coca-cola

Fonte: huffingtonpost/megacuriosom  Imagens: kulhudhuffushi/plusgoogle/ propaganda

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo