Por que os médicos proíbem comer carne de porco no pós-operatório?

42194
Por que não podemos comer carne de porco após cirurgia?

 “Gostaria de saber por que alguns médicos fazem ressalva para comer carne de porco para pós-cirúrgico, com alegação de que poderá exacerbar uma inflamação, ou ainda, dificultar para a cicatrização da cirurgia?” (Rendricson Santos)

Olá, Rendricson. O consumo de certos alimentos durante o período pós-operatório é uma questão muito discutida entre as pessoas e a comunidade científica. Porém, a comprovação da fisiopatologia da ação de alimentos como a carne de porco sobre os processos de cicatrização e inflamação ainda é pouco estudada.

A dieta alimentar do porco doméstico geralmente está associada a presença de bactérias, que morrem quando a carne é cozida, mas algumas toxinas ainda permanecem presentes. Sendo assim, a carne de porco e alguns alimentos seriam capazes de agravar estados patológicos em função dessas substâncias tóxicas.

♥ A verdade “nua e crua” sobre a carne de porco. Esqueça tudo que sempre te disseram!

Alguns especialistas afirmam que não há nenhuma comprovação científica  de que a carne de porco possa piorar quadros pós-cirúrgicos.” Essas substâncias são capazes de ativar o sistema imune do nosso organismo, levando a alguns danos teciduais e exacerbação de processos inflamatórios. Entretanto, estudos realizados vem provando que apenas algumas pessoas são suscetíveis a esses danos teciduais.

Embora o consumo de carne de porco pareça ser um problema para a recuperação clínica de pacientes após cirurgias, ter uma nutrição adequada nesses casos é necessária para auxiliar na regulação do sistema imune e na melhora do paciente.

Alguns especialistas afirmam que não há nenhuma comprovação científica de que alimentos como a carne de porco, frutos do mar e ovo possam causar mais inflamação. Ainda explicam que esses alimentos contém vitaminas do complexo B, fundamentais para a cicatrização.

♥ Mais uma doença parasitária que você pode pegar comendo carne suína!

O papel da dieta em pacientes criticamente doentes, porém, ainda hoje é controverso entre os médicos e necessita de mais estudos. Todavia, a suspensão dos alimentos como a carne de porco pode ser adotada como medida de proteção no pós operatório. Sempre que for se submeter a um processo cirúrgico, converse com seu médico para fica ciente de seus deveres como paciente para uma boa recuperação.

Fonte: scielo/bolsao