Cientistas garantem: A força do punho pode prever um ataque cardíaco e derrame!

1149

Sabemos que ataques cardíacos e derrames estão cada vez mais freqüentes em nossa sociedade, devido a muitos fatores, principalmente relacionados aos péssimos hábitos alimentares e ao sedentarismo. Para tentar evitar problemas no coração, além de muitas outras doenças, precisamos realizar muitos exames médicos, além da análise de histórico familiar e genético para que o médico possa determinar se precisamos de algum cuidado especial, além dos recomendados normalmente para qualquer pessoa, com isso, um dos primeiros fatos para essa verificação é através da pressão sanguínea que demonstra inicialmente se temos alguma irregularidade.

Todavia, pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, realizaram um estudo que demonstra que a força do punho pode prever ataques cardíacos e derrames cerebrais. A pesquisa foi realizada com mais 140 mil pessoas de 14 países diferentes e publicado na revista científica Lancet, onde mostra que a força do punho pode ser um melhor indicador que a medição da pressão sanguínea para se prever doenças cardiovasculares.

A metodologia do estudo é bem simples e barata, tudo consiste na força exercida pela mão, naturalmente, ou seja, sobre a redução dessa força ao longo dos anos. Porém, a pesquisa indica que quando essa força diminui rapidamente têm um risco maior para problemas de saúde, principalmente de coração. Só para se ter uma idéia: mulheres com 20 anos de idade exercem uma força no punho equivalente a 34 quilos que logo cai para 24 quilos nos seus 70 anos, já os homens, nestas mesmas idades, exerce uma força de 54 quilos e cai para 38. O estudo revelou que a cada 5 quilos de força reduzidos pelo punho se aumenta em 17% os problemas cardíacos e 9% em derrames. Fazendo uma conta bem simples: se a força do punho cair em 15 quilos aumenta 51% de chances de problemas cardíacos!

força-punho-cardíaco
Pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, realizaram um estudo que demonstra que a força do punho pode prever ataques cardíacos e derrames cerebrais. Foto: interligado

De acordo com Darryl Leong, um dos pesquisadores da universidade e que conduziu esse estudo, a força do punho é um método muito mais barato, simples e fácil para testar os riscos de pacientes com problemas cardiovasculares, seria uma forma melhor e eficiente de prever e tratar doenças antes que elas cheguem de surpresas nas pessoas.

É claro que ainda é muito cedo para determinar de fato que a força do punho pode determinar precisamente essas doenças, explica Doirean Maddock, da Fundação British Heart, que elogia a pesquisa e acha muito interessante, porém que ainda necessita de mais estudos e pesquisas na área e sua relação com as doenças, mais especificamente.

140304101247_angry_people_risking_heart_attacks_624x351_spl_nocredit
De acordo com Darryl Leong, um dos pesquisadores da universidade e que conduziu esse estudo, a força do punho é um método muito mais barato, simples e fácil para testar os riscos de pacientes com problemas cardiovasculares. Foto: bbc

Fontes: bbc e minhavida