Aprenda a calcular a idade “humana” do seu gato de maneira correta

Muitos amantes de gatinhos já questionaram o Diário de Biologia sobre esta questão.  A maior parte das pessoas acredita, que teoricamente, um ano felino equivale a sete anos em termos humanos, mas não é bem assim. E aí, acaba calculando errado.

A verdade é que os gatos desenvolvem mais rapidamente nos primeiros anos de vida, mas depois passam a envelhecer de maneira mais lenta. No primeiro ano de vida, o gato já é um adolescente. Um ano de vida equivale a 15 anos humanos. Com dois anos, seu gatinho terá o equivalente a 24 anos da idade humana. A partir disso, cada ano felino equivale a cerca de quatro anos humanos.

Assim, vamos supor que seu gatinho tenha 4 anos de idade, de acordo com a tabela abaixo, o seu bichinho tem então 32 anos humanos.

 Capturar

Mas, e quando não sabemos a idade do gatinho?

É verdade, muita gente não sabe a idade do seu gatinho. Alguns adotam os animais já grandinhos em abrigos ou então resgatam na rua. Nestes casos, é possível que um veterinário experiente possa determinar quantos anos o seu gatinho possui aproximadamente usando característica do corpo.

Uma forma de determinar a idade de um gato é pelos dentes. Nestes casos, os “dentes de leite” iniciar seu surgimento a partir da terceira semana e são substituídos pelos “permanentes” quando os animais alcançam entre três e quatro meses. Quando o gato tem dois anos, os dentes, geralmente, começam a amarelar e, próximo de quatro anos eles mostram acúmulos de tártaro e gengivite.

Veterinários experientes em gatos, podem também indicar uma idade aproximada quando examina a pelagem dos animais. Quando jovens, eles costumam ter os pelos mais macios. Com o envelhecimento, algumas manchas podem aparecer, além de os pelos engrossarem. Com sete anos (44 na idade humana), os gatos já devem ser considerados idosos e começam a apresentar problemas articulares, como a artrite, por exemplo.

Características do miado também ajudam. Gatos mais velhos tem o miado mais rouco. Além disso, os olhos em idade avançada podem apresentar uma nebulosidade.   Um bom veterinário também saberá examinar os ossos dos gatos o que também pode ajudar a determinar a idade.

tumblr_n2lho8aJgQ1s8mgkyo4_1280
Fonte: megacurioso/mnn  Imagens: diariodebiologia/howcast/mariatudo