Aposto que você já quis saber disso: Por que as formigas não morrem cozidas no micro-ondas?

“Hoje liguei o micro-ondas por dois minutos com formigas dentro e elas não morreram. Muito estranho. Por que as formigas não morreram?” Marcelo

Marcelo, no interior de um forno micro-ondas, uma onda eletromagnética de alta frequência (em torno de 2 450 MHz) é gerada por uma válvula e irradiada através de uma antena metálica para o compartimento onde os alimentos são colocados. Essa onda eletromagnética tem características semelhantes à luz, porém não é visível. Ela age sobre as moléculas da água que estão presentes nos alimentos, provocando o aumento da agitação das moléculas e, consequentemente, um aumento de sua temperatura.

As moléculas da água, por sua vez, transferem parte de sua energia para as partículas do elemento (os átomos ou as moléculas). Depois de um determinado tempo, o alimento estará cozido. O tempo de cozimento varia em função da potência do forno, da massa e das características do alimento.

No caso das formigas, mesmo contendo uma quantidade mínima de água no corpo, elas também seriam atingidas pelas micro-ondas se não ficassem andando pra lá e pra cá enquanto o aparelho está ligado. Assim, como as formigas não param elas selecionam locais onde não há emissão das ondas e como o inseto é muito pequeno ele não é atingido.

maxresdefault

Mas, as formigas que ficarem sobre o alimento se desidratarão e podem acabar morrendo. Como são muito pequenas e têm pouca água no corpo, elas diminuirão de tamanho e possivelmente nem serão notadas, mas mesmo assim, sobre o alimento há algumas formigas que conseguem sobreviver. Isso ocorre porque as micro-ondas não são distribuídas igualmente por todo o forno e deixam de atingir algumas partes como, por exemplo, as paredes e outros pontos pequenos.

De acordo com Carlos Navas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, “Do um ponto de vista ecológico e fisiológico, a sobrevivência das formigas durante o aquecimento da comida também é plausível, embora não necessariamente porque tenham pouca água no corpo. Elas tem uma arma que lhes permite evitar os locais de maior risco. Elas têm eficientes sensores de temperatura e se afastam de locais muito quentes. Como a temperatura dentro do forno de micro-ondas nunca é uniforme (daí o prato giratório), andar pra todo lado pode ser realmente a salvação”.

Microwave

Fonte: oprofessormatematica/revistapesquisa  Imagens: acidezmentalholistichealthjournal/