Ahh não!!!!!! 6 coisas que você pode estar fazendo que estão enchendo sua escova de dentes de coliformes fecais

Por mais que seu banheiro seja limpo e bem cuidado, vamos ser sinceros: ele não é o lugar mais desinfetado na casa. Isso porque, é no banheiro que você desempenha multifunções, como tomar banho, assoar o nariz, fazer xixi e cocô, raspar pelos do corpo, tirar cera dos ouvidos, pentear os cabelos e obviamente escovar os dentes. A verdade é que fazer todas essas necessidades em um único espaço (que em muitas casas é um espaço pequeno e muitas vezes até sem janelas) não pode ser uma boa ideia. Bactérias do cocô podem “flutuar” no ambiente e encontrarem na sua escova de dentes o local ideal para viverem. A má notícia é que elas vão parar na sua boca!

Veja a seguir, seis importantes coisas que você nunca deve fazer no banheiro. Caso contrário, bactérias vindas de tudo que é lugar vão fazer colônia na sua escova de dentes.

1. Dar descarga com a tampa aberta

111

Péssima ideia! Nunca, em hipótese alguma, em qualquer lugar que você use  o banheiro, jamais dê descarga com a tampa do sanitário aberta. Um estudo do professor Mark Wilcox, microbiologista, comprovou que  a descarga  transporta as bactérias até 25 cm acima do assento do vaso sanitário e fica pelo ar do banheiro por até 2 horas. Quando a descarga é dada com a tampa fechada, essas bactérias não são encontradas no ambiente, apenas na tampa. Então, quando acionamos a descarga, o vaso dispara um jato de água que gera impacto na água que fica acumulada no fundo da peça e faz com que muitas das bactérias “voem” para fora. Fechar a tampa impede que isso aconteça. O ideal mesmo seria que toda pia tivesse pelo menos um metro de distância do vaso sanitário.

2. Enxugar a escova de dentes com a toalha

como-limpar-escova-de-dentes-3

As toalhas do banheiro são ótimas culturas para bactérias. Mesmo tomando banho e estando sempre limpinho, ao enxugar o corpo e deixar a tolha exposta e úmida no banheiro, as bactérias fazem a festa no tecido. Ao mesmo tempo, quando lavamos rapidamente as mãos e secamos na toalha, certamente carregamos bactérias para ela. Sem contar que, se alguém der descarga com a tampa aberta, milhares de coliformes fecais irão encontrar sua toalha disponível para uma bela cultura de bactérias.

3. Guardar a escova em uma caixinha abafada

Portable-Travel-Toothbrush-caps-portable-wash-head-box-cover-health-protective-bacteria

Muita gente tem uma caixinha plástica onde guarda sua escova e pensa que ali ela estará livre de qualquer germe de banheiro. Errado!!! A soma de umidade e calor torna sua escova de dentes um lugar perfeito para as bactérias formarem uma colônia. O ideal é bater o cabo na pia e guardá-las em local arejado. Caso sua escova precise ser transportada em uma caixinha, ambas (escova e caixinha) devem  estar rigorosamente secas.

4. Deixar escova em cima da pia

2135169843_be4c839f17

Nem pensar! Apesar da escova precisar ficar em local arejado, em cima da pia não é o melhor lugar mesmo. Hoje em dia, com os banheiro cada vez menores existe uma tendência da privada e a pia ficarem muito próximos. Se o vaso for perto da pia, o “aerossol de bactérias” disparado durante a descarga vai atingir as cerdas em cheio. Nesse caso, guardar em um armário mais arejado é a melhor opção.Além disso, nunca confie que uma criança não possa “brincar” com sua escova deixada em cima da pia. Umas das brincadeiras preferidas delas, principalmente os bebês, é lavar a escova na água da privada!

5. Nunca limpar a escova

escova

“Se estou escovando os dentes todos os dias, minha escova está super limpa!” Mentira!!! O acúmulo de sujeiras deixadas na escovação, a umidade, os restos de creme dental acabam se tornando um ambiente favorável para o crescimento de germes. Os dentistas orientam a borrifar um antisséptico nas cerdas depois de cada uso, o produto mais indicado para isso é a clorexidina 0,12%, encontrada em farmácias. Algumas pessoas borrifam enxaguante bucal (listerine, Colgate, etc), e apesar de não ter o mesmo efeito, ajuda um pouco!

6. Guardar sua escova junto com outras escovas

toothbrushes

Escovas de dentes são assessórios de higiene bastante íntimos e não é recomendado que ele fique junto com outras escovas. Nem todo mundo tem hábitos de higiene exemplares como os seus. Se as cerdas da sua escova tocarem as cerdas da escova do seu parente mais descuidado, todas suas precauções vão por água abaixo!

 

Fontes: blogdasaude/bolsademulher/terra  Imagens: fatosdesconhecidoscitifmonline/ mundodastribos/newscurioso