Anomalias e doenças

12 remédios caseiros infalíveis para ajudar na cura das aftas!

As aftas na boca são uma incômoda condição que gera muitas dores a quem sofre delas. Apresentam-se na parte interna da boca, normalmente próximo das bochechas, na parte de dentro dos lábios ou na língua, produto de uma lesão por toque, uma mordidela, uma infeção, mudanças hormonais, uma diminuição nas defesas ou inclusive por deficiências nutricionais.

Alguns especialistas dizem que ela pode ser resultado de uma doença auto-imune, quando o próprio organismo produz substâncias que atacam a mucosa da boca e levam à formação da ferida. Outros acreditam que a afta também pode ser provocada pela ação de um vírus. Além de tudo isso, existem suspeitas que a afta pode ser desencadeada pelo consumo excessivo de alimentos muito condimentados ou ácidos, pelo estresse ou até mesmo pela proximidade da menstruação nas mulheres.


Veja abaixo 13 maneira de se livrar das aftas em casa, sem precisar recorrer a remédios de farmácia.

1. Chá preto

Aplicar um saquinho de chá preto sobre a afta, pois o chá preto possui tanino, uma substância adstringente que é capaz de aliviar a dor e o desconforto causado pela afta. Para aplicar o chá preto corretamente deve-se preparar o chá colocando 1 saqueta de chá preto numa xícara de água fervente e deixar repousar. Quando estiver morno, aplicar diretamente sobre a afta.

2. Água morna e sal

Fazer bochechos com água morna com sal pode ajudar a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização.Para tal basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.

3. Cravo-da-índia

Mascar um cravinho-da-índia também ajuda a curar a afta mais rápido porque o cravinho possui propriedades antissépticas e analgésicas, que são capazes de aliviar a afta.

limão-2

4. Leite de magnésia

Gargarejar leite de magnésia para recobrir e proteger a lesão de bactérias também ajuda a acelerar a cicatrização. Deve-se misturar 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água de fazer gargarejos a seguir.

5. Iogurte

Comer 1 potinho de iogurte com bífidos ou com probióticos ajuda a melhorar o intestino, fortalecendo as defesas naturais do organismo, sendo também útil para curar as aftas mais rapidamente.

6. Óleo de coco

O óleo de coco é muito efetivo contra as aftas. Ele contém os ácidos láurico, caprílico e cáprico, todos altamente protetores. São esses ácidos que conferem à substância as propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas que protegem o organismo. Pesquisadores descobriram recentemente que, por reforçar o sistema imunológico do indivíduo, a substância não só evita o aparecimento das aftas como também ajuda acelera a cura dessas úlceras. Basta aplicar gostas do óleo 3 vezes ao dia sobre a lesão.

camomila

7. Oléo de árvore-de-chá

A árvore do chá (Melaleuca alternifolia) é uma planta medicinal utilizada principalmente em forma de óleo essencial, com propriedades bacteriostático, antiacnéico, antisséptico, cicatrizante. Funciona contra as úlceras formadas em consequência das aftas. Basta misturá-lo com água quente e assim preparar um enxágue bucal; simplesmente tenha o cuidado de não ingeri-lo, a árvore de chá, tem uma ligeira toxicidade.

8. Chá de Camomila

O chá de camomila, que tem propriedades calmantes, ajuda a tratar a afta e reduzir vermelhidão que se forma no local. Faça uma infusão de flores de camomila em água quente e reserve. Ao longo do dia, faça bochechos com o chá, logo após a escovação dos dentes.

9. Boldo

Para reduzir a acidez estomacal e, consequentemente, inibir o aparecimento de aftas, a dica é ingerir pequenas quantidades diárias de chá de boldo preparado sem fervura, perfeito para curar problemas digestivos e reduzir os efeitos dos sucos gástricos sobre a região.

boldo

10. Sálvia

A sálvia  (Salvia officinalis ) é uma das plantas medicinais mais usadas no mundo na medicina natural, pois possui benefícios de todos os tipos e nenhuma contra indicação. Tem propriedades antioxidante, antimicrobiana, ansiolítica, calmante e anti-inflamatória. Para curar afta basta gargarejar 3 vezes ao dia um chá feito das folhas desta planta.

11. Tanchagem

O chá de tanchagem (Plantago major L.) tem inúmeras propriedades e é um dos chás medicinais. É considerada diurética, antidiarreica, expectorante, anti-inflamatória e cicatrizante, sendo empregada contra infecções das vias respiratórias superiores bronquite crônica e como auxiliar no tratamento de aftas e úlceras estomacais.

12. Gelo

Os remédios caseiros citados acima caseiros ajudarão a curar as aftas na boca pouco a pouco, mas se quiser lidar também com a dor que estas produzem pode colocar um pouco de gelo na zona afetada. O gelo ajudará a diminuir a inflamação e a acalmar a dor, cicatrizando um pouco a afta. Faça-o tantas vezes ao dia como as que necessitar.

gelo-dentes-boca

Atenção!!! Para aqueles que acham que o Bicarbonato de Sódio é um “santo remédio”. Na verdade este sal serve apenas para diminuir a dor, pois destrói as células nervosas responsáveis por ela, porem destrói também, os tecidos saudáveis da mucosa fazendo com que a afta demore ainda mais a desaparecer.

Fonte: umcomo/bolser/saude/garoeza/reve/
imagens: blogodoy/nossono/bolsadher

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo