Curiosidades

Gosta de usar jeans apertado, não é? Veja 5 problemas de saúde que você pode ter por isso!

“Gosto de calças bem apertadas. Costumo comprar um número a menos de calças e shorts jeans. Todo mundo fala que faz mal, mas não sinto nada demais. Realmente posso ter algum problema a longo prazo? ” (Eliana Lourenço)

O uso de qualquer tipo de roupa apertada pode trazer problemas para você, Eliana. Tudo bem que você possa se sentir melhor com as roupas coladas no corpo e nem sentir qualquer desconforto quando as usa, mas isso causará problemas de saúde a longo prazo. Os médicos ainda dizem que utilizar de vez em quando a roupa apertada, não tem tanto problema, mas utilizar todo dia certamente causará um estrago para a pessoa.


Os problemas causados pelo uso podem ser variados. Abaixo listamos alguns dos principais deles e como eles funcionam:

1- Varizes: é o principal problema. Com a roupa apertada, certamente a circulação nas pernas será prejudicada, levando a formação dos primeiros vasinhos nas pernas. E não são só as calças apertadas as causadoras do problema. Meias, meias-calças e cintas também podem geral esse problema. Se há casos de varizes na sua família ou se você toma algum tipo de contracepção hormonal que altera a regulação hormonal, prefira peças mais largas.

2- Infecções ginecológicas: quando a roupa está apertada não há oxigenação na região genital. Com isso irão morrer algumas bactérias e algumas outras ruins para o corpo irão proliferar. Além disso os vasos presentes na região genital são bem sensíveis e não devem ficar pressionados o tempo todo.

3- Dores nas costas: qualquer coisa que acaba comprimindo os nervos acaba dando dores nas costas, porque muda o eixo da gravidade. Quando esse eixo muda acaba causando o estresse em outros pontos da coluna que não estão acostumados.

4- Digestão: roupas muito apertadas atrapalham na hora da alimentação e nas duas horas seguintes, onde ocorre a digestão. Isso acontece porque o organismo tira sangue dos músculos para mandar para o estômago e fazer a digestão. Se a pessoa usar roupa muito justa, tem dificuldades de oxigenação, então o sangue fica parado, consequentemente, o alimento também.

Os médicos ainda dizem que utilizar de vez em quando a roupa apertada, não tem tanto problema, mas utilizar todo dia certamente causará um estrago para a pessoa. Foto: Reprodução/amapadigital

Os médicos ainda dizem que utilizar de vez em quando a roupa apertada, não tem tanto problema, mas utilizar todo dia certamente causará um estrago para a pessoa. Foto: Reprodução/amapadigital

5- Respiração: um cinto apertado demais prejudicam a passagem de ar pelo seu corpo. Você tem respiração curta na maior parte do dia, ou seja, a inspiração só chega até a parte alta do tórax. Com isso, as trocas gasosas não acontecem de maneira eficiente e seu corpo acumula mais gás carbônico, que é prejudicial para o organismo. A respiração curta deixa o cérebro mal oxigenado, dificultando a concentração e trazendo ansiedade.

Além disso existem outros problemas causados ou piorados pelo uso de roupas apertadas como celulites, dores e inflamações. Portanto é preferível que algumas medidas sejam tomadas para que tudo isso seja evitado. Evitar calças que são difíceis de fechar, usar calças flexíveis, usar roupas íntimas de algodão ou utilizar roupas apertadas poucas vezes na semana.

Infecções ginecológicas: quando a roupa está apertada não há oxigenação na região genital. Foto: Reprodução/ekabu

Infecções ginecológicas: quando a roupa está apertada não há oxigenação na região genital. Foto: Reprodução/ekabu

Fontes: saude.ig

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo