Eca! Médico retira  20 piolhos pubianos do olho de chinesa [vídeo]

Ms Zhang, de Shandong no nordeste da China começou a sentir muita coceira e comichão no olho esquerdo. Inicialmente não se preocupou com o incômodo imaginando que seria uma irritação dos cílios, ou um pequena infecção. Como a mulher havia passado por um leve acidente vascular cerebral há alguns dias da coceira iniciar, ela imaginou que pudesse ser uma sequela do problema.

Mas a coceira foi ficando insuportável a ponto de causar agonia. Ela então, pediu ao filho para examinar seu olho e tentar ver o que tinha de errado. Após a inspeção, o menino disse espantado: “Mãe! Há coisas se movendo em sua pálpebra!”. Assustada com tudo, Zhang resolveu procurar um oftalmologista para que ele examinasse seu olho esquerdo, que a estas alturas estava inchado e irritado.

O médico tirou nada menos que 20 piolhos e lêndeas branquinhos escondidos entre os pelos do cílios de Zhang. A princípio, a equipe do médico imaginou que fosse ácaros, mas ao examinar sob o microscópio certificaram que eram mesmo piolhinhos. Os insetos foram tirados com pinça, Zhang foi medicada e não sofreu lesões oculares.

piolho-chato

Quando piolhos atingem os cílios, geralmente trata-se da mesma espécie do piolho-da-púbis (Phthirus pubis), também conhecido como “chato” e, nestes casos a infecção é chamada de  fitiríase palpebral. Eles geralmente possuem uma coloração branco-acinzentada e por algum tempo tornam-se marrom-avermelhados após a ingestão de sangue. Apesar da fitiríase palpebral  quase não ser comentada, é bastante comum. Geralmente, quando a infestação é grande na púbis, os piolhos migram para outras áreas do corpo usando suas garras poderosas para escalar. O local preferido nestes casos (além da púbis) são as pálpebras.

 

Fonte: ibtplc/dailymail  Imagens: dailymail/pixshar