Animais

Sensacional: Chimpanzés produzem lanças e caçam com elas





Se você acha que somente os humanos podem construir uma arma e com ela conseguir alimento, pode tirar o seu cavalinho da chuva. Nas florestas de Senegal, chimpanzés foram flagrados construindo lanças e caçando o seu jantar com elas. As lanças são feitas com galhos preparados, onde são retirados galhos laterais e folhas, e é feito uma ponta, algumas vezes utilizando os dentes.

As lanças produzidas atualmente são muito afiadas e letais, sendo utilizadas principalmente para caçar uma espécie menor de primatas chamada galagos. Isso levou os pesquisadores a concluírem que as primeiras lanças produzidas no mundo provavelmente foram feitas por uma fêmea de uma espécie de primata antigo.


A teoria de que foi uma fêmea que produziu a lança, tem base no fato de por terem um corpo menos forte do que o dos machos, elas se mostrariam mais inclinadas ao uso de lanças. Os machos confiam mais em seu tamanho e força para a caça. Chimpanzés fêmeas são quase sempre impedidas por filhotes que montam em suas costas ou na barriga, então a caça com lanças é muito mais eficaz para elas do que a tentativa de perseguir as presas de perto.

O estudo ainda sugere que o uso desse tipo de ferramenta nasceu com ancestrais comuns entre humanos e chimpanzés, e aponta nossas fortes ligações com esses primatas. Aos poucos os machos provavelmente também passaram a utilizar as lanças no passado. Primeiro porque eles perceberam que o método é eficiente e também porque facilita o método de caça em grupo. Portanto não se espante se em breve você ver uma notícia de que chimpanzés colocaram as lanças com carne sobre uma fogueira e estão fazendo um churrasquinho.

Chimpanzé

Nas florestas de Senegal, chimpanzés foram flagrados construindo lanças e caçando o seu jantar com elas. As lanças são feitas com galhos preparados, onde são retirados galhos laterais e folhas, e é feito uma ponta, algumas vezes utilizando os dentes. Foto: aventurasnoconhecimento

Fontes: discovery e abril

 

Novidades

Topo