Animais

Após cair de uma árvore, mamãe preguiça grávida precisou de uma cesariana de emergência. Assista ao vídeo do procedimento!

Após cair de uma árvore, mamãe preguiça grávida precisou de uma cesariana de emergência. Assista ao vídeo do procedimento!
Esse texto foi útil para você?

O tempo de gestação de uma preguiça varia entre as espécies sendo de seis meses para as preguiças de dois dedos e  até 11 meses para as preguiças de três dedos do gênero Bradypus. A fêmea grávida gasta um pouco da energia que obtêm para manter sua temperatura cerca de 3ºC acima da do ambiente e  garantir um melhor desenvolvimento do embrião. O problema é que elas estão sempre sobre as árvores penduradas em galhos e, nas florestas tropicais, os galhos das árvores costumam ser menos resistente devido ao seu crescimento acelerado. As preguiças estão sempre no alto das copas, exatamente onde corre o risco de quebrar algum destes galhos.

Por isso, é muito comum que preguiças acidentadas  sejam encontradas feridas pela equipe do santuário de animais selvagens Sam Trull localizado em Manuel Antonio, na costa do Pacífico da Costa Rica. Em uma ocasião, um dos funcionários do santuário encontrou uma preguiça ferida que foi examinada pelo “Instituto da Preguiça da Costa Rica”, uma clínica de reabilitação e pesquisas voltadas para estes animais.


O animal, identificado como uma fêmea de Bradypus variegatus, a espécie mais comum das preguiças de três dedos, estava tendo convulsões e tinha muita dificuldade de mover os membros. As convulsões indicavam que a fêmea estava com alguma lesão cerebral. Nestes casos, quando há fratura cranial, os veterinários imediatamente cuidam para que o animal passe por um procedimento de eutanásia, mas era uma situação especial: A preguiça carregava um bebê no ventre. Os veterinários então cuidaram da grávida com esteroides por três dias, mas no quarto dia, ela começou a dar sinais de parto, com contrações e liberação de leite pelas glândulas mamárias. Era possível sentir o bebê se mexendo!

bicho-preguiça

Mas nem tudo são flores!

Certos de que a preguiça não conseguiria seguir adiante com o parto, foram realizados exames de tomografia computadorizada e ultrassonografia que constataram ainda, que o bebê estava virado. Foi então que  decidiram fazer uma cesariana de emergência. O veterinário então, drenou a bexiga que estava cheia (preguiça só urinam uma vez por semana), deu anestesia geral e procedeu a cesariana que demorou 30 minutos.

No dia seguinte, a mãe começou a comer e parecia um pouco  melhor. Mas ela ainda tinha sintomas neurológicos, e não poderia alimentar corretamente ou cuidar de seu bebê. O bebê tinha um sopro no coração e possíveis problemas pulmonares, e não estava se alimentando corretamente. Infelizmente, ele morreu uma semana depois de seu nascimento e a mãe, que parecia estar melhor, teve uma derrame e morreu um dia depois de seu bebê.

Fonte: bbc  Imagens: mashablebbc

Comentários

Novidades

Topo