Curiosidades

Homem viveu por anos com essa massa em forma de ovo gigante flutuando entre seus órgãos abdominais. O que é isso?

Homem viveu por anos com essa massa em forma de ovo gigante flutuando entre seus órgãos abdominais. O que é isso?
Esse texto foi útil para você?

Ao procurar médicos para investigar problemas na sua frequência urinária, um homem de 62 anos se deparou comum diagnóstico excepcional: seu abdome abrigava uma massa borrachuda desconhecida que estranhamente flutuava de um lado para o outro. O maior mistério é que a massa conseguiu passar desapercebida por anos, não aparecia em exames físicos e análises laboratoriais. Somente uma tomografia computadorizada da região certa do corpo revelou seu refúgio. De acordo com a New England Journal of Medicine trata-se de uma “massa lisa, firme, flutuante e elástica de 10 centímetros por 9,5 centímetros por 7,5 centímetros e pesando 220 gramas”.

Mas o que é isso?

Essas massas são conhecidas como “corpos peritoneais livres, são extremamente raras e só apareceram na literatura científica algumas vezes, geralmente como um achado acidental durante cirurgias ou autópsias.  São massas livres, que ficam soltas, se qualquer ramificação dentro do abdome, que de alguma forma “caminham” de um lado para outro da cavidade abdominal sem provocar desconforto. Um estudo de caso de 2011 observou que o corpo peritoneal de um homem havia se mudado do lado esquerdo de sua pelve para o direito em apenas nove dias.


Esse corpo peritoneal encontrado foi fatiado e histologicamente estudado. Trata-se de um tecido fibroso acelular e cercado por um anel de calcificação. O surgimento dessas massas ainda é um mistério, mas que esteja ligado com a torção e separação dos apêndices epiploicos, bolsas pequenas cheias de gordura na membrana que forma o revestimento da cavidade abdominal.

groeth-man

Fonte e imagens: hypescience/sciencealert

Novidades

Topo