Estudo tenta comprovar que Homeopatia NÃO FUNCIONA!

O tratamento homeopático consiste em fornecer ao paciente doses mínimas de compostos que, de acordo com os homeopatas, causam a doença. Essas substâncias estimulariam o organismo a reagir, fortalecendo suas defesas e curando moléstias.

Enquanto algumas pessoas acreditam que a “memória” da substância original armazenada nas fórmulas homeopáticas, que são extremamente diluídas, poderia ajudar a provocar uma reação do sistema imunológico levando à cura da doença, outros dizem que a homeopatia é inútil e perigosa, principalmente quando substitui tratamentos alopáticos comprovadamente eficazes.

Recentemente, um vasto diagnóstico de 225 estudos controlados e cerca de 1.800 artigos científicos. Estes estudos incluíam provas apresentadas por grupos que defendem a homeopatia e também diretrizes do governo australiano. Embora algumas pesquisas tenham demonstrado resultados favoráveis ao método, elas não era bem suportadas, usavam metodologias mal elaboradas e mal conduzidas. O fato é que ao final desta análise, confirmou-se o que muitos pesquisadores já desconfiavam: homeopatia NÃO FUNCIONA.

O estudo, que foi realizado pelo Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (NHMRC, na sigla em inglês), órgão do governo australiano, mostrou que a homeopatia não é uma forma eficaz de tratar qualquer problema de saúde. Nem a dor muscular, nem distúrbios do sono, nem doenças de pele e muito menos males como artrite reumatoide. O estudo final foi avaliado por um contratante independente, a fim de impedir os falhas e implicações tendenciosas. Eles afirmaram que nenhum estudo de qualidade com participantes suficientes para um resultado significativo relatou melhorias em pacientes que seguiram algum tratamento com homeopatia.

Alerta-da-OMS-ante-a-Homeopatia

Warwick Anderson, CEO no NHMRC, acrescentou que “qualquer tratamento médico deve ser baseado em evidências confiáveis. A revisão mostrou que não é possível afirmar que a homeopatia funcionar melhor do que placebo”. Para ele, a homeopatia pode prejudicar a saúde de pacientes com doenças crônicas e sérias. “Pessoas que escolhem a homeopatia podem colocar sua saúde em risco ao rejeitar ou postergar tratamentos comprovados cientificamente.”

Em resposta ao estudo do NHMRC, a Associação Homeopática Australiana recomendou que o órgão “faça uma análise mais abrangente da eficácia da homeopatia e uma avaliação econômica de longo prazo dos benefícios de um sistema mais integrado, que respeita a escolha do paciente no cuidado da saúde“.

CD_R_Remedios_JHomeopaticos_4

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Fonte: homeozulian/hypescience/veja  Imagens: bolsademulher/mdemulher/diariodoscampos