Curiosidades

É normal uma mulher em idade fértil parar de menstruar?

“Gostaria de dar uma sugestão de assunto que acho importante, pois sofro de Amenorreia e muitas mulheres tem esse problema e acham normal, assim como eu também não dava importância e achava normal. Peço que o Diário de Biologia aborde esse tema e alertem as mulheres que a falta do ciclo não é normal.” (Mariana Brito)

Antes de tudo, gostaria de parabenizar a leitora Mariana Brito pela iniciativa de dar sugestões e incentivar a propagação de informações aos nossos leitores.


A falta de menstruação é um problema que ocorre com diversas mulheres em idade fértil, chamado de amenorreia. Dependendo das condições, pode ser classificada em primária e secundária. A amenorreia primária, é caracterizada pela não menstruação até aos 13 anos de idade e por não ocorrer o desenvolvimento das mamas, crescimento de pelos e aumento do quadril ou pelo aparecimento dessas características sem que ocorra a menstruação até os 16 anos de idade. Já a amenorreia secundária, é caracterizada pela inexistência de três a seis ciclos menstruais em mulheres que antes apresentavam menstruação regular. É importante frisar que a ausência da menstruação é considerada normal em casos de menopausa e durante o período de gestação.

A amenorreia pode surgir devido ao uso de anticoncepcionais, não ovulação, anorexia e bulimia, entre outros. Alguns dos sintomas frequentes são dores abdominais e de cabeça, exaustão, irritação, aumento e diminuição de peso, etc.

O tratamento tem como objetivo atingir o causador da amenorreia. Por isso, em determinados casos, ocorre a recomendação de medicamentos específicos ou um tratamento hormonal. É importante que a mulher esteja atenta se a menstruação começar a faltar ou desaparecer de vez e estar sempre com seus exames ginecológicos em dia. A amenorreia pode ter uma causa fácil de tratar, mas pode também indicar algo mais grave como um câncer, por exemplo.

A amenorreia pode surgir devido ao uso de anticoncepcionais, não ovulação, anorexia e bulimia, entre outros. Alguns dos sintomas frequentes são dores abdominais e de cabeça, exaustão, irritação, aumento e diminuição de peso, etc. Foto: Reprodução/wisegeek

A amenorreia pode surgir devido ao uso de anticoncepcionais, não ovulação, anorexia e bulimia, entre outros. Alguns dos sintomas frequentes são dores abdominais e de cabeça, exaustão, irritação, aumento e diminuição de peso, etc. Foto: Reprodução/wisegeek

Fontes:  drauziovarella e abc


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo