Curiosidades

Conheça 8 incríveis lagos cor-de-rosa pelo mundo

Conheça 8 incríveis lagos cor-de-rosa pelo mundo
Esse texto foi útil para você?

Os lagos rosas têm se popularizado entre turistas e fotógrafos do mundo. Sua cor impressionante ocorre graças a presença de microalgas como a Dunaliella salina que vive em locais com altos níveis de concentração de sal. Microalgas, ou bactérias como ela, produzem um pigmento nesse tom que absorve e utiliza a luz solar para criar mais energia, deixando a água em tom rosa. Esse pigmento é o beta-caroteno, muito utilizado na industria farmacêutica como corante alimentar e fonte de vitamina A.

No entanto devido a alta concentração de sal presente na água, que é prejudicial à pele, é recomendado passar manteiga de karité em todo o corpo antes de se aventurar nesses lagos. Confira abaixo a lista de 8 lagos com essa característica impressionante:


  1. Lago Hillier, Austrália

Lago Hillier está situado em Middle Island, a maior das ilhas e ilhotas que compõem o arquipélago de Recherche, na Austrália Ocidental. O comprimento do lago é de cerca de 600 m. Uma estreita faixa de terra coberta por vegetação e dunas de areia o separa do oceano. O lago, uma das maravilhas naturais da Austrália, tem uma característica tão distinta do restante do arquipélago que fica difícil para quem sobrevoa o local não tomar conhecimento: sua cor rosa, num tom bastante extravagante. A cor da água é permanente, uma vez que não se altera nem quando a água é recolhida num recipiente.

hillier-lake (1)

pink-lake

  1. Lago Retba, Senegal

Lago Retba ou Lac Rose é assim chamado por suas águas cor-de-rosa, causada pela presença da Dunaliella salina na água. A cor é particularmente visível durante a estação seca. O lago também é conhecido por seu alto teor de sal (cerca de 40%) que, como no do Mar Morto, permite que as pessoas flutuem facilmente. O lago também tem uma pequena indústria de coleta de sal. Muitos trabalhadores tem jornada de 6 a 7 horas por dia no lago. A fim de proteger a pele, eles esfregam nela a “Beurre de Karité” (manteiga de karité), que é um emoliente utilizado para evitar danos nos tecidos.

Pink-Lake-Senegal

lake-4

  1. Salina de Torrevieja, Espanha

Salina de Torrevieja e La Salina de La Mata são lagos de sal que envolve Torrevieja, uma cidade litorânea no sudeste da Espanha, e seu microclima é declarado como um dos mais saudáveis da Europa pela OMS – Organização Mundial de Saúde. Em uma das extremidades do lago há fábricas que extraem e exportam o sal para muitos países. Este lago atrai um grande número de espécies de aves.

Salina-de-Torrevieja-Espanha1

  1. Hutt Lagoon , Austrália

Hutt Lagoon é um lago salgado localizado perto da costa ao norte da foz do rio Hutt, no centro-oeste da Austrália Ocidental. A cidade de Gregory está localizado entre o oceano e a costa sul do lago. A estrada entre Northampton e Kalbarri, George Grey Drive, corre ao longo de sua borda ocidental. O lago tem de cerca de 14 km de comprimento ao longo de seu eixo mais longo (sentido noroeste-sudeste), em paralelo com a costa, e cerca de 2 km de largura. Whyalla e Hutt Lagoon possuem a maior produção de microalgas do mundo, uma série de 250 ha de lagoas artificiais (tanques de decantação) utilizados para o cultivo de Dunaliella salina em uma área de 520 ha.

Hutt Lagoon , Austrália

Hutt Lagoon , Austrália

 

  1. Dusty Rose Lake, Canadá

Este lago rosa localizado na Colúmbia Britânica, no Canadá, é bastante incomum, desconhecido e provavelmente único. A água do lago não é completamente salgada, e não contêm algas, mas ainda é rosa. Na foto você pode ver a água-de-rosa que corre para o lago. A cor da água vem da composição original das rochas nesta área (micro-fragmentos de rocha da geleira).

Dusty Rose Lake, Canadá

Dusty Rose Lake, Canadá

  1. Pink Lake, Austrália

Pink Lake é um lago de sal na região Goldfields Esperance da Austrália Ocidental. Fica a cerca de 3 km a oeste de Esperance e é delimitada a leste pela estrada da costa sul. O lago não é sempre de cor rosa, a cor fica evidente quando há alta concentração da alga Dunaliella salina ou de pequenos crustáceos conhecidos como artêmias. O lago foi classificado pela BirdLife International como Important Bird Area (IBA).

Pink Lake, Austrália

Pink Lake, Austrália

  1. Masazirgol, Azerbaijão

Masazirgol ou Masazir Lake é um lago salgado na Raion Qaradag, perto de Baku, no Azerbaijão. A área total do lago é de 10 km ². Grandes volumes de cloreto e sulfato são concentrados na composição iônica da água. A fábrica de sal foi construída em 2010 para a produção de duas marcas de sal locais. A quantidade estimada de sal extraída é de 1,735 milhões de toneladas. Ele está disponível em líquido (água) e formas de argila.

Masazirgol, Azerbaijão

Masazirgol, Azerbaijão

  1. Quairading Pink Lake, Austrália

Quairading Pink Lake está localizado 11 km a leste de Quairading (Austrália Ocidental) no Rock Road Bruce. Esta estrada atravessa o lago. Em certas épocas do ano, um lado do lago torna-se rosa escuro, enquanto o outro lado permanece cor rosa claro.

Quairading Pink Lake, Austrália

Quairading Pink Lake, Austrália

Fonte: dosedesustentabilidade Imagens: travellingmoods/thelifestylejungle/weplaya/spotcoolstuff/virtualglobetrotting/factinformationtruth

 

 


Novidades

Topo