Ciência explica: Por que os adolescentes são tão chatos?

Sim, eles são chatos. Alguns são bem mais chatos que outros. Mas isso não é diretamente culpa deles e existe uma explicação científica para o comportamento. O cérebros deles são diferentes e vários circuitos estão ainda incompletos.

Nos adolescentes, o lobo frontal área do cérebro que está envolvida no planejamento de ações e movimento, assim como do pensamento abstrato, não amadureceu como nos adultos. Essa região é também responsável por inibir respostas socialmente inapropriadas, pela nossa capacidade de se colocar no lugar do outro, de fazer planejamentos complexos a respeito de como interagir em sociedade.

Até mesmo a forma e competência de suportar os estímulos do ambiente são mais restritas. O adolescente não é capaz de decidir que sequências de movimento ativar e em que ordem deve ser feito. Por isso são extremamente agitados e desajeitados, deixando as coisas caírem da mão ou derrubando objetos sem motivo. Neles, o cíngulo anterior, região cerebral ligada à capacidade de manter a atenção, ainda não está completamente desenvolvido nesta fase.

Dessa forma, os adolescentes que falam coisas impróprias em momento inoportunos, que mostram dramaticidades, instabilidade, ingratidão com os pais e que apresentam certa inaptidão para o convívio com outras pessoas e que são desengonçado e avoados tendem, uma hora a melhorar, pelo menos um pouco. Alguns já estão mais maduros aos 20 anos, outros demoram um pouco mais.

059811-931cfe2a-79bd-11e4-af6e-cd6ad31dcd05

Fonte: folha   Imagens: news/marcelofuentes