Curiosidades

Afta pode ser transmitida pelo beijo?

 “É verdade que beijar uma pessoa com afta, podemos pegar a ferida? Ou seja, Afta pode ser transmitida pelo beijo?” (Giovanna Monteiro)

Aftas são pequenas úlceras esbranquiçadas cercadas por uma área avermelhada, que surgem em qualquer ponto da mucosa bucal. São lesões limpas, sem a presença de pus e outros sinais de infecção, que podem aparecer isoladas ou agrupadas, formando uma enorme ferida. Apesar de serem benignas, são bastante dolorosas e muitas vezes atrapalham nossas atividades diárias.


As aftas não são contagiosas como alguns podem pensar. Apesar de serem confundidas com o herpes, que é transmitido por um vírus, essas lesões são bem diferentes e características. Ainda não se sabe exatamente o que provoca o aparecimento das aftas. Porém, alguns fatores, isolados ou em conjunto, podem ser determinantes, sejam eles imunológicos, traumáticos, nutricionais ou ainda genéticos.

As aftas não são contagiosas como algumas pessoas pensam

Contudo, devemos sim nos preocupar com a transmissão de verdadeiras doenças pela troca de saliva com outra pessoa. Afinal, 250 vírus e bactérias diferentes podem ser repassados através do beijo. É de conhecimento geral que a mononucleose é difundida assim. Mas também meningites, hepatite B, sífilis, gripe suína, gripes, resfriados, cárie, gengivite, candidíase (sapinho), herpes, gonorreia, hanseníase e até a tuberculose.

Como não é possível para a maioria da população se abster para se proteger destes contágios, recomenda-se evitar ao máximo beijar muitas pessoas em pouco tempo. Para pessoas que apresentam já alguma ferida ou ulceração na cavidade oral essas recomendações são indispensáveis, visto que essas lesões sensibilizam a mucosa e facilitam a entrada de microrganismos patógenos no nosso organismo.

As aftas não são contagiosas como alguns podem pensar. Apesar de serem confundidas com o herpes, que é transmitido por um vírus, essas lesões são bem diferentes e características. Foto: Reprodução/nairaland

As aftas não são contagiosas como alguns podem pensar. Apesar de serem confundidas com o herpes, que é transmitido por um vírus, essas lesões são bem diferentes e características. Foto: Reprodução/nairaland

Fonte: lesoesbucais, colgate e mdsaude

Novidades

Topo