Você sabe como calcular o seu período fértil?

Como calcular o período fértil? Veja quais dias você pode engravidar

O período fértil feminino ocorre por volta do 14º dia, contando a partir do primeiro dia de menstruação. Quando a mulher tem um ciclo menstrual regular, é simples calcular os dias mais férteis do ciclo menstrual a partir daí. Isso porque, a ovulação acontece quando o óvulo desce pelas tubas uterinas (trompas de falópio), onde pode ser fecundado pelos espermatozoides que se encontrarem na vagina. Mas existem mulheres com o ciclo menstrual  regular e outras com o ciclo irregular. Então, a seguir você vai aprender direitinho como calcular o período fértil e quais os dias do mês você pode engravidar.

Para mulheres com ciclo regular

Caso você tenha o ciclo menstrual de 28 dias, basta contar 14 dias a seguir ao primeiro dia da menstruação, incluindo este primeiro dia. Este é considerado o seu DIA mais fértil e o seu PERÍODO fértil inclui os três dias antes e os 3 dias depois desta data.

Explicando melhor: Cada ciclo menstrual de 28 dias começa com a descida da menstruação, que normalmente dura entre 3 e 8 dias. Depois que a menstruação acaba, outro óvulo vai amadurecendo dentro do ovário e depois de amadurecido ele sai deste local. Essa expulsão ocorre, nas mulheres com ciclo menstrual regular, por volta do 14° dia, que é o seu dia mais fértil. Se houver a fecundação, ou seja, se o espermatozoide encontrar o óvulo, ocorre uma gravidez. Agora, se não houver fecundação você vai ficar menstruada novamente.

Por exemplo, se a sua menstruação desceu no dia 4, você vai precisar contar mais 14 dias, incluindo o dia 4 pra saber qual o seu dia mais fértil que neste caso é dia 17, mas o período fértil conta-se 3 dias antes e 3 dias depois desta data. Esse seria o melhor período para engravidar.

Como calcular o período fértil? Veja quais dias você pode engravidar
Por exemplo, se a sua menstruação desceu no dia 4, você vai precisar contar mais 14 dias, incluindo o dia 4 pra saber qual o seu dia mais fértil que neste caso é dia 17, mas o período fértil conta-se 3 dias antes e 3 dias depois desta data. Foto: Reprodução/tuasaude

Para mulheres com ciclo irregular

É possível saber quando é o período fértil apenas conhecendo os intervalos entre os ciclos menstruais. No caso de não serem regulares, uma forma de descobrir os seus dias mais férteis é subtraindo 18 dias, do ciclo mais curto, e 11 dias, do ciclo mais longo. Vai demorar um pouco, mas vale a pena! Você vai ter que anotar o primeiro dia de cada menstruação durante 1 ano. O mais importante vai ser contar os dias entre uma menstruação e outra.

Leia também: Tratamento para engrαvidar: ginecologista ensina remédio caseiro natural “tiro e queda”

Por exemplo, se no final,  o seu ciclo mais curto for de 21 dias e o ciclo mais longo de 30 dias, então, 21 – 18 = 3 e, 28 – 11 = 17. Isso quer dizer que período fértil dessa mulher do exemplo fica entre o terceiro e décimo sétimo dia do ciclo. Esses são os melhores dias para ter relações sexuais e engravidar!

Como calcular o período fértil? Veja quais dias você pode engravidar
Por exemplo, se no final, o seu ciclo mais curto for de 21 dias e o ciclo mais longo de 30 dias, então, 21 – 18 = 3 e, 28 – 11 = 17. Isso quer dizer que período fértil dessa mulher do exemplo fica entre o terceiro e décimo sétimo dia do ciclo. Foto: Reprodução/tuasaude
Como calcular o período fértil? Veja quais dias você pode engravidar
Esses são os melhores dias para ter relações sexuais e engravidar! Foto: Reprodução/tuasaude

Agora, se você não quer mesmo engravidar, essas contas não são aconselhadas, podem falhar, o ciclo irregular ainda é menos fácil acertar qual é o período fértil, por isso, neste caso, é melhor conversar com seu ginecologista para encontrar qual é o melhor método contraceptivo para o seu caso. O período fértil para mulheres que tomam anticoncepcional não existe, porque elas não tem ovulação.

tuasaude