Você já sorriu hoje? O mau humor pode afetar negativamente sua saúde

1065

Quem nunca acordou de mau humor ou teve um dia ruim e ficou carrancudo?  A maioria da população passa por isso diariamente. O que pouco se percebe é que esse estado de ânimo pode afetar diretamente a qualidade de vida e a saúde. Ficar de bom humor significa que o corpo está bem. Isso depende de uma série de fatores, tanto físicos como sociais, e varia de pessoa para pessoa.

Os bem humorados produzem mais endorfina, responsável por relaxar o corpo e aumentar a sensação de bem-estar. Esse hormônio também regula a pressão sanguínea, melhora o sono e o apetite sexual. O mau humor pode causar reações em todo o organismo como palpitação, arritmia cardíaca, mãos frias, dor de cabeça, má digestão e irritabilidade. Além disso, o organismo libera a adrenalina, responsável pela sensação de angústia e medo.

Certamente, ficar de mau humor reflete o que está acontecendo ao redor. É impossível ficar de bom humor o tempo todo, mas uma risada pode melhorar seu dia. Também é importante ficar atento aos extremos do humor. Casos de depressão e euforia extrema devem ser tratados com a ajuda de especialistas e remédios que regulam a produção de substâncias no cérebro.

Quem nunca acordou de mau humor ou teve um dia ruim e ficou carrancudo?  A maioria da população passa por isso diariamente. O que pouco se percebe é que esse estado de ânimo pode afetar diretamente a qualidade de vida e a saúde. Foto: Reprodução/rodrigooller
Quem nunca acordou de mau humor ou teve um dia ruim e ficou carrancudo? A maioria da população passa por isso diariamente. O que pouco se percebe é que esse estado de ânimo pode afetar diretamente a qualidade de vida e a saúde. Foto: Reprodução/rodrigooller

Faz pouco tempo que os cientistas passaram a pesquisar os efeitos benéficos do bom humor. Hoje em dia, dentro dos hospitais é comum a visita de equipes de palhaços a doentes internados, como os “Doutores da alegria” Médicos relatam que as visitas são eficientes e diminuem a prescrição de medicamentos. Uma boa gargalhada é uma forma eficaz de relaxamento muscular. Quando a risada acaba a sensação é de calmaria e tranquilidade. Outros estudos mostraram que a tristeza abala o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo, e que a alegria aumenta a resistência à dor.

Além de tudo isso, o bom humor é contagiante! O ambiente e as pessoas ao redor influenciam no comportamento e no humor. O estímulo é muito importante para um pensamento mais feliz, assim como as relações com as outras pessoas. Comece por você e veja que uma piada ou uma série de TV engraçada naquele dia difícil pode fazer toda a diferença.

espalhar_alegria
Hoje em dia, dentro dos hospitais é comum a visita de equipes de palhaços a doentes internados, como os “Doutores da alegria” Médicos relatam que as visitas são eficientes e diminuem a prescrição de medicamentos. Foto: Reprodução/eltigris