Sensacionais caranguejos vampiros!

Alguém já ouviu falar em caranguejos vampiros? Pois é, eles existem! Mas não se preocupem, eles não vão sugar seu sangue… Apesar de serem carnívoros, as novas espécies descobertas na Ilha de Java, Indonésia, apresentam uma aparência bem vampírica! A primeira espécie descoberta nomeada de Geosesarma dennerle tem uma aparência bem interessante e assustadora diferente de todos os outros caranguejos, essa espécie tem garras “roxas” brilhantes, além de todo o restante do seu corpo ter uma cor puxada para o roxo-marrom e para completar, olhos amarelos que brilham! Ele tem cerca de 14 milímetros de largura, vivem entre as rochas e sob elas próximo a vegetação de encostas em vales, comem gafanhotos, larvas e detritos vegetais.

O segundo caranguejo (Geosesarma hagen) com cerca de 13 milímetros de largura descoberto não fica para menos na aparência de vampiro, pois todo o seu corpo (carapaça) tem uma cor laranja-avermelhada brilhante e também com olhos grandes salientes amarelos que assustam qualquer espécie. Se alimentam de insetos e vivem sob a vegetação dos vales e encostas.

As novas espécies foram descobertas próximas a uma plantação de banana, entre poças e filetes de água próximo de uma colina. São totalmente terrestres, isso explica as cores vibrantes e brilhantes que possuem em suas carapaças, pois viver fora da água quanto mais “assustador” melhor para afugentar os predadores naturais! Essas novas espécies foram descobertas por um trio de pesquisadores liderados por Peter Ng, da Universidade Nacional de Cingapura que realmente confirmaram que as espécies são nativas da ilha de Java!

2GeosesarmaspVampir.adapt.1190.1
Geosesarma dennerle tem uma aparência bem interessante e assustadora diferente de todos os outros caranguejos, essa espécie tem garras “roxas” brilhantes, além de todo o restante do seu corpo ter uma cor puxada para o roxo-marrom e para completar, olhos amarelos que brilham! Foto: tumblr

Eles foram chamados de caranguejos vampiros por causa das suas cores intrigantes e apresentarem uma aparência estranha e assustadora, além disso, as cores roxas e laranjas brilhantes com olhos amarelos lembram muito os vampiros do cinema! Agora os cientistas buscam verificar se existem mais espécies como essas e temem que colecionadores possam invadir a ilha em busca de caranguejos coloridos, principalmente dessas espécies vampíricas que chamam a atenção!

1Geosesarmaspred4.adapt.768.1
O segundo caranguejo (Geosesarma hagen) com cerca de 13 milímetros de largura descoberto não fica para menos na aparência de vampiro, pois todo o seu corpo (carapaça) tem uma cor laranja-avermelhada brilhante. Foto: nationalgeographic

 Fonte: iflscience e brasilescola