Para montar uma escala de dor, este pesquisador se permitiu levar as mais dolorosas picadas de insetos do mundo!

Justin O. Schmidt (nascido em 1947), é um respeitado entomólogo da Carl Hayden Centro de Pesquisa de Abelhas Carls Hayden, no Arizona. Schmidt vem publicando diversos artigos em que ele designa qual o índice de dor que leva uma picada de um determinado inseto. Para isso, durante seus trabalhos de campo, ele se deixou picar por diferentes espécies de himenópteros (abelhas, formigas, vespas), até mesmo aqueles altamente temidos.

Assim, em 1983 o pesquisador publicou um artigo científico mostrando o índice de dor de ferroada, conhecido hoje como “índice de Schmidt” ou “escala de dor de Schmidt”, na qual uma escala de dor classifica a relação da dor causada por diferentes picadas de himenópteros. Este trabalho foi uma tentativa de sistematizar e comparar as propriedades hemolíticas de venenos de insetos (Schmidt et al. 1983).  O índice inicia com 0 (zero) para picadas que são completamente ineficazes contra os seres humanos, progredindo para mais duas, uma dor familiar, como uma picada de abelha comum ou vespa, e terma em 4 para as picadas mais dolorosas.

Veja então, qual são as picadas de insetos mais dolorosas do mundo e como elas podem ser descritas de acordo com a escala de Justin Schmidt.

1. Abelha-do-suor

Essas abelhas da família Halictidae recebem esse nome porque são atraídas pelo sal do suor humano.

Escala de Schmidt: 1,0. Descrição: Dor Leve, efêmera, quase frutada. Como uma pequena faísca que chamusca um único fio de pelo em seu braço.

Dor Leve, efêmera, quase frutada. Como uma pequena faísca que chamusca um único fio de pelo em seu braço.
Dor Leve, efêmera, quase frutada. Como uma pequena faísca que chamusca um único fio de pelo em seu braço.
2. Formiga-lava-pés

O termo formiga-lava-pés, ou formiga de fogo (fire ant), é a designação comum a diversas espécies de formigas, em especial as do gênero Solenopsis, de pequeno porte, geralmente avermelhadas, cuja ferroada é dolorosa. O veneno é constituído por alcalóides oleosos, sendo a Solenopsina A a substância mais importante. É altamente citotóxica e capaz de destruir células da epiderme e atrair células do sistema imunológico ao local, causando a pústula.

Escala de Schmidt: 1,2. Descrição: “Dor afiada, súbita e  ligeiramente alarmante. Como atravessar um tapete felpudo recebendo descarga elétrica!”

Dor aguda, repentina, levemente alarmante. Como caminhar sobre um tapete felpudo e chegar ao interruptor de luz. Foto: reprodução/ign
“Dor afiada, súbita e ligeiramente alarmante. Como atravessar um tapete felpudo recebendo descarga elétrica!” Foto: reprodução/ign
3. Vespa Dolichovespula maculata

Dolichovespula maculata é uma vespa eusocial da cosmopolita família Vespidae . No Brasil seu nome popular é vespão ou vespa da cabeça branca. As colônias conter 400 a 700 trabalhadores que constroem o ninho pendurado usando uma fibra parecida com papel. Os soldados defendem  agressivamente seu ninho danos repetidas picadas nos invasores.

Escala de Schmidt: 2,0. Descrição: Dor forte, calorosa e levemente crocante. É como esmagar a mão em uma porta giratória. (dor crocante???)

Dor forte, calorosa e levemente crocante. É como esmagar a mão em uma porta giratória. Foto: reprodução/flickriver
Dor forte, calorosa e levemente crocante. É como esmagar a mão em uma porta giratória. Foto: reprodução/flickriver
4. Vespa yellowjacket

As yellowjackets são, muitas vezes, erroneamente chamadas de abelhas, pois são semelhantes em tamanho e aparência, mas elas são realmente vespas. São bastante comuns na América do Norte.Todas as fêmeas são capazes de dar picadas, mas, apesar de despertar medo nos seres humanos, essas vespas são importantes predadores de insetos-praga.

Escala de Schmidt: 2,0. Descrição: Dor quente e esfumaçada, quase irreverente. Como apagar um charuto em sua língua. (Será que ele apagou um charuto com a língua?)

yellow
Dor quente e esfumaçada, quase irreverente. Como apagar um charuto em sua língua. Foto: Reprodução/wikimedia
5. Abelha comum ou abelha europeia

O veneno (apitoxina) contém substâncias que destroem as células: peptídeos ativos como melitina (75% peçonha) responsável pelo bloqueio neuromuscular, paralisia respiratória e danos na camada de gordura que reveste cada célula.

Escala de Schmidt: 2,0. Descrição: “A dor assemelha-se a uma cabeça de fósforo queimando a sua pele.”

 "A dor assemelha-se a uma cabeça de fósforo queimando a sua pele."Foto: Reprodução/armindoalves
“A dor assemelha-se a uma cabeça de fósforo queimando a sua pele.”Foto: Reprodução/armindoalves

 

6. Formiga vermelha

A formiga vermelha cortadeira (Pogonomyrmex sp.) é um dos insetos mais venenosos do mundo. A toxina consiste de alcaloides, terpenos, polissacarídeos e ácidos orgânicos. O alcaloide venenoso libera um “alarme” feromônio que quimicamente  “convida” outras formigas para o ataque!

Escala de Schmidt: 3,0. Descrição: “Dor forte e inflexível. Como alguém  usando uma broca para escavar sua unha encravada…”

vermelha
“Dor forte e inflexível. Como alguém usando uma broca para escavar sua unha encravada…” Foto: Reprodução/wikipedia
7. Vespa-do-papel

As vespas-do-papel (Polistes sp.não são consideradas muito agressivas, pelo menos até se sentirem ameaçadas. Não perdem o seu ferrão quando picam, podendo-o utilizar repetidamente, nem morrem após a picada como acontece com a maioria das abelhas.

Escala de Schmidt: 3,0. Descrição: “Dor cáustica e ardida como fogo. Distintamente pungente e dolorosa no final. Como derramar um copo de ácido clorídrico em um corte na pele feito com papel.”

"Dor cáustica e ardida como fogo. Distintamente pungente e dolorosa no final. Como derramar um copo de ácido clorídrico em um corte na pele feito com papel." Foto: Reprodução/flickr
“Dor cáustica e ardida como fogo. Distintamente pungente e dolorosa no final. Como derramar um copo de ácido clorídrico em um corte na pele feito com papel.” Foto: Reprodução/flickr
9. Vespa Tarântula-falcão

Pertencem ao gênero Pepsis e é famosa por ser caçadora de aranhas. Possui um veneno permanente, capaz de paralisar uma aranha em 1,5-2,5 segs. Composto principalmente por 3 proteínas: quinase-arginina (semelhante ao veneno da abelha), elastase (formiga lava-pés) e outra ainda desconhecida.

Escala de Schmidt: 4,0.  Descrição: “Dor feroz como um forte choque elétrico. Como se um secador de cabelo ligado caísse na banheira durante seu banho de espuma.”

"Dor feroz como um forte choque elétrico. Como se um secador de cabelo ligado caísse na banheira durante seu banho de espuma."Foto: Reprodução/geog
“Dor feroz como um forte choque elétrico. Como se um secador de cabelo ligado caísse na banheira durante seu banho de espuma.”Foto: Reprodução/geog
10. Formiga-tiro (Tocandira)

O Nome científico é Paraponera clavata. Essa formiga tem a  ferroada mais dolorosa do mundo dos insetos. O veneno é uma neurotoxina, a poneratoxina. A dor chega ao topo da escala do  Entomologista Justin Schmidt.  Afeta o sistema nervoso central, interfere nos sinais químicos celulares. Além da dor alucinógena, pode causar uma febre de três dias e/ou necrose da área afetada. Outros sinais e sintomas incluem inchaço, tremores, sudorese, náuseas e paralisia. Tribos indígenas usam a formiga-tiro no ritual de iniciação dos índios jovens, onde eles tem que suportar a dor da picada de dezenas de formigas de uma vez.!

Índice Schmidt: 4.0 +. Descrição: “Dor pura e intensa. Como andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar.”

"Dor pura e intensa. Como andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar." Foto: Reprodução/territorioselvagem
“Dor pura e intensa. Como andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar.” Foto: Reprodução/territorioselvagem
Fonte: wikipedia e ios