Dúvida de muitos: A infecção urinária pode ser transmitida por relação sexual?

38195
Infecção urinária pode ser transmitida por relação sexual?

“ Infecção urinária passa para outra pessoa durante a relação sexual sem preservativo? Ela pode ser transmitida assim?” (Edmilson Salvador).

Pode acontecer, porém não é frequente. Uma pessoa com infecção urinária apresenta microrganismos, principalmente bactérias, no seu trato urinário causando alguns sintomas que podem levar a algumas doenças que se diferenciam dependendo do local onde se instala a infecção, por exemplo: a Cistite são inflamações que acontecem na bexiga, Uretrites são inflamações na Uretra e as Pielonefrites que acontecem no parênquima renal, ou seja, que envolvem os rins e que são as mais graves.

As infecções urinárias atingem cerca de 80% das mulheres que são as pessoas mais atingidas, devido a uma série de fatores como: a proximidade do ânus com a vagina, onde migram bactérias do intestino, bactérias na própria vagina que ficam próximas da uretra, o canal por onde o xixi é expelido, além da proximidade, o canal da uretra feminina é bastante curto e isso facilidade infecções por bactérias. É importante lembrar que uma infecção urinária não é uma doença sexualmente transmissível.

♥ Médico ensina como descobrir se seu filho pequeno está com problema urinário

O que acontece é que uma pessoa infectada pode facilitar a migração dessas bactérias que causam a infecção para o parceiro ou parceira no momento da relação sexual, porém isso não significa que a pessoa irá ser infectada ou que terá a doença. Tudo vai depender do sistema imunológico do parceiro envolvido na relação sexual, até porque temos barreiras especializadas para combater essas bactérias que entram em contato com o nosso sistema urinário.

Todavia, alguns casos podem acontecer, com menor frequência, de infecções e consequentemente doenças no sistema urinário através da relação sexual sem preservativo, uma vez que o contato direto na relação proporciona a migração das bactérias entre si e caso as barreiras naturais do sistema imunológico não estejam eficientes neste momento, ocorrerá uma infecção e os sintomas poderão progredir para alguma doença no trato urinário que se não tratada pode acarretar para casos mais graves.

♥  Médicos alertam: homens e mulheres devem urinar imediatamente após terem relação

Os sintomas, geralmente os iniciais, são ardor e dores ao fazer xixi. As infecções urinárias são facilmente tratadas com antibióticos por alguns dias e seu diagnóstico é bastante rápido através do exame da urina do paciente. Claro que para isso será necessário ir ao médico para uma consulta especializada.

A prevenção também é indicada para evitar esse tipo de infecção que incluem higienização da vagina, pênis, ânus, além de fatores que devem ser evitados, como segurar o xixi por muito tempo e de outros que devem ser adotados, como beber bastante água, pois isso facilita a eliminação das bactérias e faz uma limpeza do nosso sistema urinário!

Fonte: drauziovarellawomenonwaves e gineco