Impossibilidade de enxergar em ambientes escuros: Cegueira noturna

A nictalopia tem como nome popular cegueira noturna. A pessoa que tem essa doença tem dificuldades ou até mesmo a impossibilidade de enxergar em ambientes escuros. A doença pode ser congênita ou ser causada pela falta de algum nutriente, como a falta de vitamina A.

A forma como doença atinge os olhos é muito interessante. A periferia da retina é normalmente composta em sua maioria por bastonetes, que são células que permitem fazer-nos enxergar em ambientes com pouca luminosidade. Sendo assim a perda da visão periférica resulta em uma cegueira noturna. Invivíduos com cegueira noturna além de não enxergarem bem no escuro (bem menos que a maioria das pessoas), precisam de uma grande quantidade de tempo para que os olhos se acostumem com a luminosidade.

A principal causa da cegueira noturna é a retinite pigmentosa, onde os bastonetes perdem gradativamente sua capacidade de resposta à luz. Esta é uma condição genética, e os indivíduos que a possuem apresentam também cegueira noturna progressiva, além de existir a possibilidade de a visão ser afetada também pela luz do dia.

A cegueira noturna pode ainda ser causada por um defeito no cromossomo X, causando um mal funcionamento dos bastonetes desde o nascimento. Pode ser também causada por falta de vitamina A na dieta (presente em óleo de peixe, fígado e laticínios), que pode ser facilmente tratada com a administração via oral da vitamina.

escuro
A principal causa da cegueira noturna é a retinite pigmentosa, onde os bastonetes perdem gradativamente sua capacidade de resposta à luz. Foto: ego

O oposto da cegueira noturna é uma doença chamada hemeralopia. Nesse caso a pessoa não consegue enxergar em ambientes muito iluminados. Isso ocorre devido a uma função deficiente dos cones, caracterizada mais por aversão à luz que por fotofobia (desconforto à luz). A visão noturna permanece normal, pois em condições noturnas as células fotorreceptoras principais são os bastonetes ao invés dos cones, que prevalecem durante o dia. Quando muito intensa, o portador pode evitar ambientes muito iluminados, com prejuízos à vida cotidiana.

1335escuro
A cegueira noturna pode ainda ser causada por um defeito no cromossomo X, causando um mal funcionamento dos bastonetes desde o nascimento. Foto: kboing

Fontes: infoescola e wikipedia