Preste atenção! Ter formigas passeando pelo vaso sanitário pode ser um indicativo de que alguém na sua casa está com diabetes!

33990
Diabetes: ter formigas no banheiro pode ser sinal de diabetes na família

“O médico do meu pai pediu para observar se estão aparecendo formigas no banheiro e, principalmente, no vaso sanitário que ele usa. Segundo o médico, quando as formigas aparecem no vaso sanitário pode ser sinal de diabetes na família. Alguém está perdendo açúcar pela urina. Isso é verdade?” (Julianna Favaro)

Isso mesmo, Julianna! Antigamente o diabetes mellitus era diagnosticado assim, já que os médicos da época experimentavam a urina dos pacientes para descobrir algumas doenças. Dessa maneira perceberam que o sabor de algumas urinas era adocicado e por isso a doença recebeu também a palavra mellitus (doce). Eles também observavam se formigas ou abelhas eram atraídas pela urina dos pacientes. Mas porque a urina de quem tem diabete mellitus tem açúcar?

A pessoa com diabete descontrolado tem alta taxa de glicose (açúcar) circulando no sangue. O sangue é filtrado nos rins, e como as moléculas de glicose são pequenas, passam com facilidade pelos glomérulos.

Mas para o nosso corpo não é interessante perder glicose, já que ela é nossa principal fonte de energia. Então a glicose que atravessou os glomérulos será reabsorvida no final da filtração. Esse mecanismo é muito eficiente, porém há um limite de glicose aceito. Se a concentração de glicose no sangue estiver acima do limite que os rins conseguem reabsorver, a glicose passará para a urina.

Esse limite é por volta de 180 mg de glicose a cada dL de sangue, ou seja, em diabéticos com glicemia maior que 180, haverá glicose na urina. E em diabéticos com glicemia menor que 180, não haverá glicose na urina, o que não quer dizer que ele não seja diabético ou que esteja curado. Significa apenas que os rins estão conseguindo reabsorver aquela quantidade de glicose presente no sangue.

♥ Depoimento: “A maneira inusitada em que descobri que sou diabética”

A glicose na urina irá aparecer não só nos diabéticos descontrolados (que não estão fazendo o controle na alimentação e/ou usando os medicamentos corretamente), mas também em alguns casos onde ocorre alteração no limite de reabsorção da glicose pelos rins, como na gravidez e no uso de alguns medicamentos.

Fonte: scielo e Fundamentos de Bioquímica. GALANTE, Fernanda. 2012.