Curiosidades

É possível ficar alcoolizado só inalando o álcool?

“Trabalho em uma farmácia de manipulação e sou responsável por lavar e limpar as embalagens no álcool 70%, e gostaria de saber se é possível ficar alcoolizada com a inalação, pois sempre tenho a sensação de estar bêbada quando estou realizando essa tarefa.” (Roberta Curii)

Roberta, os álcoois, seja ele etílico ou isopropílico, são aplicados como antisséptico, no preparo de materiais e procedimentos laboratoriais. A ação do álcool é quase imediata ao desnaturar as proteínas e remover os lipídios, danificando assim a membrana celular dos microrganismos. Possuem atividades contra bactérias na forma vegetativa, vírus envelopados, micobactérias e fungos.  Para proporcionar sua atividade germicida ao máximo, o álcool etílico deve ser diluído em água a 70% em peso.

Uma das características do álcool etílico é sua alta volatilidade. O que é isso? É a propriedade de se evaporar em temperatura ambiente. Mas para avaliar o nível de toxicidade do vapor alcoólico inalado, deve se levar em consideração a concentração do mesmo no ar, o tempo de exposição, o ritmo respiratório, a absorção do etanol nos pulmões e a velocidade de eliminação do corpo desta substância. Esse gás inalado vai diretamente para os pulmões. E dos alvéolos pulmonares passam para o sangue e daí atinge as demais células.

No entanto, o etanol em concentrações baixas não deve constituir um risco para as pessoas em geral, não resultando em qualquer concentração significativa de sangue. Já em uma concentração maior que 0,1%, o vapor causa nos olhos e o trato respiratório superior irritação, além de outros sintomas, como fadiga, dores de cabeça e sonolência. Estudos em seres humanos demonstraram que 55% a 60% dos vapores alcoólicos inalados são absorvidos para a corrente sanguínea. Se se comparar a bebidas de teor alcoólico baixo, uma dose equivale a 20 minutos de inalação.

1345839025612cheiros

O etanol em concentrações baixas não deve constituir um risco para as pessoas em geral, não resultando em qualquer concentração significativa de sangue. Foto: Unimedpatos

Vale salientar que nas Fichas de Segurança do Produto (FISPQ) estão inclusas as recomendações quanto aos perigos e riscos à saúde da substância, e ainda adverte quanto ao uso de equipamento de proteção individual adequado para sua manipulação. Cabe a quem manuseia ler as informações e se precaver de possíveis efeitos. Isso cabe para qualquer substância química.

como-acabar-com-o-mau-cheiro-nas-axilas-17

Estudos em seres humanos demonstraram que 55% a 60% dos vapores alcoólicos inalados são absorvidos para a corrente sanguínea. Foto:

Fonte: anvisa e ethanolrfa

Novidades

Topo