Cientistas desenvolvem colírio que permite enxergar no escuro total

Um grupo de biohackers acredita ter alcançado um meio de dar aos seres humanos uma habilidade muito cobiçada, a visão noturna. O primeiro teste permitiu a um humano ver aproximadamente 50 metros a sua frente no escuro.

O método encontrado para fazer o voluntário enxergar no escuro foi a utilização de um composto chamado clorina, que é normalmente encontrada em peixes marinhos que vivem nas profundezas do oceano. Esse mesmo composto é utilizado para tratar a cegueira noturna e até mesmo câncer. Os primeiros testes foram feitos injetando a substância nos olhos de animais. Foi aí que Gabriel Licina concordou em se tornar uma cobaia e se candidatou para testes em humanos.

Gabriel teve as pálpebras esticadas para que não piscasse e após isso teve injetado em seus olhos 50 microlitros de uma solução que incluia clorina, composto salino, insulina e DMSO (utilizado para aumentar a absorção). O local da aplicação foi a conjuntiva, que ajuda a levar a solução até a retina. Após isso Gabriel utilizou lentes protetoras e óculos de sol para se proteger da luz.

Depois de duas horas da aplicação, os pesquisadores fizeram alguns testes com Gabriel. Eles o colocaram em um campo escuro, onde primeiramente ele pode enxergar formas do tamanho de uma mão a 10 metros de distância. Depois ele conseguiu observar árvores a 50 metros de distância e apontar para elas com a ajuda de um laser. Ele acertou todas as vezes, mesmo quando os pesquisadores tentavam engana-lo.

270BCECD00000578-0-image-a-66_1427464528017
O experimento foi realizado pelos cientistas que se propuseram a experimentar a solução no próprio olho. O colírio foi gotejado nos sacos conjuntivais dos olhos de Gabriel Licina, um dos pesquisadores do experimento, que logo transportou a solução para suas retinas. Foto: dailymail

O efeito de se sentir um super-herói é passageiro. Na manhã seguinte Gabriel pode perceber que sua visão voltara ao estado original. Até o momento não foram observados efeitos colaterais. Possivelmente em breve quem quiser se sentir um mutante poderá encomendar um pouco de clorina para si.

Pesquisadores da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram um colírio capaz de permitir que a nossa visão possa enxergar no escuto total!
Pesquisadores da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram um colírio capaz de permitir que a nossa visão possa enxergar no escuto total! Foto: dalymail

Fontes: iflscience e scienceforthemasses