A menina que tinha joelhos voltados para trás foi um grande sucesso nos freak shows do século XIX

Ella Harper viveu há dois séculos, mas até hoje fala-se dela referindo-se à sua beleza, mas sua condição ortopédica incomum, em que seus joelhos eram voltados para trás.  A origem desta anomalia  incomum é extremamente rara e relativamente desconhecida, porém a medicina moderna considera sua condição era uma forma muito avançada de congenital genu recurvatum, também conhecida como ” deformidade dos joelhos virados” . Por causa de sua deformidade acentuada, Ella não se sentia confortável em ficar na posição bípede, e então sua preferência era andar de quatro resultou em seu apelido de “A menina camelo” (The Girl Camel”.

Aos 16 anos, tinha uma grande beleza facial, mas por causa de sua anomalia, acabou se tornando estrela WH Harris Nickel Plate Circus, em que se apresentava ao público quase sempre acompanhada por um camelo. Ficou muito famosa, e sempre que o circo de tinha espetáculos em alguma cidade, ela era capa dos jornais locais, onde era apresentada como  “A mais maravilhosa aberração da natureza, desde a criação do mundo”.

Em uma entrevista publicada em um jornal de respeito da época, Ella declarou: “Eu sou chamada de “a menina camelo” porque meus joelhos viram para trás. Eu posso andar melhor em minhas mãos e pés como você me vê na imagem. Tenho viajado bastante em show business nos últimos quatro anos e agora, e tenho a intenção de sair do show business para ir à escola e ter outras atividades.”

HEIDI
Ella Harper viveu há dois séculos, mas até hoje fala-se dela referindo-se à sua beleza, mas sua condição ortopédica incomum, em que seus joelhos eram voltados para trás. Foto: Reprodução/bol

De fato, depois dessa declaração, a moça nunca mais foi vista em apresentações circenses. O seu alto salário nos circos permitiu que ela fizesse a vida de forma digna longe dos palcos. O nome dela aparece apareceu em uma certidão de casamento, em 1905, e uma certidão de óbito datada de 1921 para o mesmo nome. No entanto, não se sabe se esta, é a mesma Ella Harper que foi chamada de “A menina camelo”. 

Fonte: thehumanmarvels