Sua saúde

Você tem medo de ver sangue? Passa mal? Você pode ter um transtorno de ansiedade!

Você tem medo de ver sangue? Passa mal? Você pode ter um transtorno de ansiedade!
Esse texto foi útil para você?

A hematofobia é caracterizada por um medo excessivo e irracional, ativada pelo estímulo de visualizar sangue. Apesar desse tipo de fobia ser muito comum entre as pessoas, ela é considerada uma patologia. De acordo com o Manual de Diagnóstico Estatística de Transtornos Mentais 4ª edição (DSM-IV), a hematofobia é classificada como um transtorno de ansiedade e um subtipo de fobia do tipo sangue-injeção-ferimentos. Dentre os quadros de fobias, a hematofobia é designada de fobia de tipo específica, ou seja, há um determinado fator desencadeante do medo excessivo.

De acordo com os psiquiatras e psicólogos, o indivíduo que sofre de hematofobia, pode apresentar prejuízos pessoais que podem comprometer seriamente a saúde e, alguns casos, chegam a recusar procedimentos ou internações necessárias com receio de presenciar cenas de sangue. Há também relatos que esse tipo de fobia pode estar associado a outros tipos medos como: fobias de dentistas, médicos ou hospitais. Em alguns casos, a hematofobia também pode ser causada por algum trauma relacionado a uma experiência passada.


Geralmente, o quadro de hematofobia está diretamente associado a uma ansiedade antecipatória, caracterizada por sinais de taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos) e hipertensão (aumento da pressão arterial) que pode durar até 4 minutos, seguido de queda da pressão arterial e da frequência cardíaca juntamente com desconfortos gastrointestinais. A queda repentina pode desconfortos gastrointestinais, podendo até resultar em desmaios.

No entanto, apesar da hematofobia ser considerada como uma patologia com sinais e sintomas, há outra ótica muito importante a ser observado. Na visão evolucionista, as reações emotivas podem direcionar um comportamento de fuga ou esquiva, como forma de proteção diante de situações de perigo. Com essa visão evolucionista, a hematofobia é uma reação de resposta natural do organismo humano diante de um perigo iminente em que o indivíduo visualiza sangue.

Fontes:   D’EL REY, Gustavo J. Fonseca; MONTIEL, José Maria. Fobia de sangue-injeção-ferimentos: revisão bibliográfica.   FERENIDOU, Fotini et al. Combined Case of Blood-Injury-Injection Phobia and Social Phobia: Behavior Therapy Management and Effectiveness through Tilt Test.  RAMOS, Renato T. Fobias específicas: classificação baseada na fisiopatologia.  Sites : phobias  Este texto é de autoria da Bióloga Ceila Cintra.

Novidades

Topo