Transumanos: Bebês que nascerão perfeitos

Em fevereiro de 2015, a Grã-Bretânia mais uma vez aprova uma lei polêmica. A partir dessa data, passou a ser legal a geração de embriões com material genético de três pessoas diferentes. Lembrando que este país foi o primeiro a introduzir a fertilização in vitro em 1979.

Para a formação de um novo ser, é necessário material genético vindo do pai (espermatozoide) e da mãe (ovócito). Os transumanos são formados a partir do material genético do pai, da mãe e de uma segunda mulher, que vai partilhar parte do seu material genético.

Como funciona na prática? Os transumanos consistem na geração de embriões com DNAs, material responsável pelas características dos seres, de três pessoas diferentes. Quando o DNA mitocondrial das mães forem ‘defeituosos’, estes serão transmitidos aos seus descendentes. Para interromper esse círculo biológico, é necessário, através de reprodução assistida, substituir essa parte de seu genoma por outra parte de uma doadora, gerando uma criança saudável. Com essa técnica, é possível eliminar doenças e escolher características vantajosas para os filhos. Vale lembrar que essa interação JAMAIS aconteceria na natureza.

Apesar do objetivo puramente médico, a decisão está levantando uma série de discussão. Alguns pesquisadores acreditam que esse é um grande passo para romper os limites impostos por seu próprio corpo. Com os transumanos, as capacidades físicas, intelectuais, emocionais e até mesmo estender a vida humana, PODERÃO ser realizados. Já outros pesquisadores, são contra, pois na tentativa de ‘tomar’ a evolução nas mãos, o homem estaria brincando de Deus. Admitem que essa ideologia seja perigosa, baseado em princípios antiéticos e que parece negar o próprio humano. Esse grupo defende a ideia de que esse tipo de pesquisa favorece que se encare a vida humana a partir de uma mentalidade consumista grotesca, na qual apenas crianças perfeitas merecem nascer, desconsiderando a seleção natural.

Baby-Magnetic_Sono-Perfeito
Os transumanos consistem na geração de embriões com DNAs, material responsável pelas características dos seres, de três pessoas diferentes. Foto: revistacrescer

Os críticos compararam essa nova prática com a eugenia exercida no início do século 20, no qual buscava melhoramento genético da espécie, onde incentivava a produção das pessoas com os ‘melhores’ genes, enquanto descartavam aqueles com características indesejáveis. Essa prática acabou sendo misturada com o racismo, sendo adotado pelos nazistas, em busca da raça perfeita, levando ao holocausto.

Você seria contra ou a favor dessa prática no Brasil?

0,,30974441,00
Os críticos compararam essa nova prática com a eugenia exercida no início do século 20, no qual buscava melhoramento genético da espécie, onde incentivava a produção das pessoas com os ‘melhores’ genes, enquanto descartavam aqueles com características indesejáveis. Foto: crescer

 

Fonte: veja

Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex