Podemos cozinhar com água da torneira?

8049

“Eu preciso muito da ajuda de vocês. Meu marido cisma que não faz mal preparar alimentos com a água da torneira e eu insisto que precisa ser usada água filtrada. Vocês podiam fazer um post explicando quem tem razão? (Fátima Carvalho)”

Fátima, para ser considerada própria para ser bebida e usada na cozinha, a água deve apresentar quatro características: não ter gosto, não ter cheiro, não ter cor e não conter nenhum microrganismo que possa causar doenças, como os coliformes fecais.

Em cidades onde há estações de tratamento de água e de esgoto, a água fornecida pelas concessionárias segue as normas do Ministério da Saúde e é potável. Ela passa por um processo de tratamento e desinfecção mecânico e químico, que elimina toda a poluição microbiológica, sendo controlada várias vezes por dia, para se ter certeza de que está sempre dentro dos padrões de qualidade. A portaria 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, demonstra os procedimentos de controle de qualidade da água potável para o consumo humano e assegura que ela pode ser usada para beber, cozinhar e para higiene pessoal. Portanto, pode ser consumida de forma tão segura como a água do filtro ou água mineral.

O problema na verdade, se dá, quando ela chega a nossa casa e na forma de armazenamento. A caixa d’água deve estar limpinha, sempre bem cuidada, pois pode acumular lodo, bactérias e, se estiverem mal tampadas, podemos até encontrar animais mortos! Uma caixa d’água suja faz com que todo processo de tratamento de água seja infelizmente perdido, por isso a limpeza e lavagem é muito importante e, precisa ser feita de seis em seis meses.

panelasemitempada-Custom
Em cidades onde há estações de tratamento de água e de esgoto, a água fornecida pelas concessionárias segue as normas do Ministério da Saúde e é potável. Foto: cozinhapequena

Você pode estar se perguntando: E então a água mineral (engarrafada)?

De acordo com estudo feito em 2002 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 14% das 190 amostras de água mineral analisadas tinham irregularidades sanitárias. Isso não quer dizer que devemos deixar de consumir a água mineral, apenas que, ela também depende de fatores externos para ser boa. Pois essas contaminações podem existir não apenas pela fonte, mas pelo modo de armazenamento também! Do mesmo modo como a água da torneira.

No fim das contas, não há problema em usar a água que vem da torneira, além da natureza que agradece, pois o uso de embalagens plásticas não será tão frequente e seu descarte será evitado.

DSC06328
No fim das contas, não há problema em usar a água que vem da torneira, além da natureza que agradece, pois o uso de embalagens plásticas não será tão frequente e seu descarte será evitado. Foto: vamoprofogao

Fonte: uol e sabesp