Pedra viva:  planta em forma de pedra

Na natureza, é muito comum encontrarmos animais que possuem a aparência de outros, seja como defesa e proteção ou até mesmo para serem melhores predadores, através de disfarces. Contudo, também podemos encontrar algumas plantas com esse mesmo mecanismo, dentre estas pode ser citado as Lithops. Essas plantas fazem parte da família Aizoaceae, são suculentas do gênero Lithops. Seu nome é bem característico ao gênero (do grego litho = pedra e ops = forma), conhecidos como pedra viva.

Lithops são plantas com mimetismo, ou seja, assemelham-se à pedras através da sua forma, tamanho e cores, sendo difíceis de serem identificadas quando encontradas entre pedras, ajudando a protege-las de seus predadores. Na natureza, são encontradas em regiões secas incluindo o Sul da África, entretanto, são bastante comercializados em todo o mundo como planta ornamental por sua aparência peculiar e fascinante. Ela está bem adaptada ao ambiente onde é encontrada. Possui a raiz que fica abaixo do solo e suas folhas são modificadas para a retenção de água, além de apresentar características para enganar seus predadores. Suas cores são semelhantes à de pedras que variam de verde, rosa, marrom etc, assim como o formato de suas folhas. Apresentam estriações que as fazem lembrar também um cérebro.

São plantas perenes, desenvolvendo um par de folhas a cada ano. E no final da primavera ou início do verão as pedras vivas começam a ficar dormente para a sua manutenção, pois haverá uma escassez de águas as obrigando descansar durante um longo período de seca e calor, sobrevivendo pelo armazenamento de água por suas folhas e depois voltam a crescer novamente.

82070876ghjece_ph
Lithops são plantas com mimetismo, ou seja, assemelham-se à pedras através da sua forma, tamanho e cores, sendo difíceis de serem identificadas quando encontradas entre pedras, ajudando a protege-las de seus predadores. Foto: thepalmroom

Cada par de folhas forma o corpo da planta, possuindo o formato cilíndrico ou cônico com superfície plana. Também apresentam pequenas abertura translúcidas sem a presença de clorofila, permitindo que a luz solar chegue as partes enterradas da Lithops.

10634280_766622466735159_50828008_n
Cada par de folhas forma o corpo da planta, possuindo o formato cilíndrico ou cônico com superfície plana.

Além da sua diversidade de coloração nas folhas, elas também possuem flores em uma diversidade de cores: brancas, amarelas, cor-de-rosas, lembrando margaridas e que geralmente são maiores que o corpo da planta. Estas desabrocham durante a noite entre as fendas. Quem já teve a oportunidade de cultivar essa pedra viva sabe a preciosidade que é tê-las em casa e quem ainda não as conhece, procure conhecer. Com certeza você ficará encantado(a) com a beleza única das Lithops.

lithops_terricolor_C134_011
No final da primavera ou início do verão as pedras vivas começam a ficar dormente para a sua manutenção, pois haverá uma escassez de águas as obrigando descansar durante um longo período de seca e calor, sobrevivendo pelo armazenamento de água por suas folhas e depois voltam a crescer novamente.
Libr-me-flr1
Além da sua diversidade de coloração nas folhas, elas também possuem flores em uma diversidade de cores: brancas, amarelas, cor-de-rosas, lembrando margaridas e que geralmente são maiores que o corpo da planta. Foto: lithops

Fontes: ABC das Suculentas e Lithops.

Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro