Curiosidades

Nunca mais fique sem celular: Carregue seu celular usando xixi

Nunca mais fique sem celular: Carregue seu celular usando xixi
Esse texto foi útil para você?

Pesquisadores de duas universidades da Inglaterra se juntaram para criar um novo instrumento que poderá revolucionar a forma como você usa o banheiro. É a privada. Mas calma. Não é a privada do modo tradicional que conhecemos. Esta pode gerar eletricidade que poderá ser usada para a utilização de eletrodomésticos, inclusive para carregar seu celular.

Alunos e funcionários da universidade estão sendo chamados para utilizar o mictório para doar xixi, que irá abastecer as pilhas de células de combustível microbianas que geram eletricidade para alimentar a iluminação interna. A equipe de pesquisadores é liderado pelo profesor Loannis Leropoulos, que é conhecido por estudar o aproveitamento de energia a partir de fontes incomuns. Dessa vez ele resolveu utilizar células de combustíveis microbianas.


As células de combustível microbianas funcionam através da utilização de micróbios vivos que se alimentam de urina para seu próprio crescimento. O sistema explora uma parte da energia bioquímica gerada no processo de crescimento microbiano, convertendo-a em eletricidade. Em 2013 a equipe demonstrou que a energia gerada poderia carregar completamente um celular.

Mas não é somente para carregar celulares que o projeto foi criado. Essa forma de “criar energia” pode ser largamente utilizada em lugares em que é difícil se obter energia elétrica, como campos de refugiados. Na faculdade onde o estudo é feito, os banheiros se assemelham a sanitários utilizados em camps de refugiados, para que seja o mais realista possível. A célular microbiana custa cerca de 5 reais para ser feita, e um sistema completo de gerador de energia pode custar cerca de 2700 reais, sendo acessível financeiramente para serem instaladas em áreas remotas.  Além disso a energia é muito limpa, não necessitando de combustíveis fósseis e se utiliza de um recurso que está com oferta abundante, que é o xixi.

urine-recharger-smartphone

Essa forma de “criar energia” pode ser largamente utilizada em lugares em que é difícil se obter energia elétrica, como campos de refugiados. Foto: nanuqueagora

Fonte: dailymail


Novidades

Topo