Jovem procura o médico com dores em lesão no pé e descobre que tem um terceiro MAMILO na sola

Sim, em 2011 uma jovem de 22 anos procurou o médico para diagnosticar uma lesão na sola do pé que persistia desde a infância e que havia se tornado bastante dolorida na fase adulta. Ao examinar a moça, que não teve seu nome revelado, os médicos constataram que tratava-se de um terceiro mamilo. Um exame mostrou que a garota possuía um mamilo bem formado cercado por aréola e até com alguns fios de cabelo no pé. Um tecido adiposo foi formado na base da lesão, mas nenhum tecido glandular foi encontrado. um exame microscópico na pele da paciente revelou folículos e glândulas sebáceas. Este foi, o primeiro a ser documentado até agora e relatado por uma famosa revista médica (Dermatology Online Journal).

Apesar de parecer bastante bizarro, ter mais que um mamilo não considerado um fato raro para a medicina, ocorrendo em 5% da população. Mas de fato, os mamilos extras surgem sempre acima da cintura e nunca no pé, como relatado.

 Dá-se o nome de politelia, a condição em que um mamífero (pode acontecer com outros animais também) possui mamilos supranumerários.  Na embriogênese normal, a crista mamária surge como uma dobra do ectoderme (camada exterior de um embrião em desenvolvimento), semicircular, simétrica e bilateral, que se estende da axila até a face medial das coxas. Normalmente a crista regride completamente, exceto por uma pequena área sobre a quarta costela, de onde se origina os dois brotos mamários e o mamilo. Esse evento ocorre na quinta semana de gestação ao mesmo tempo em que ocorre a formação dos órgãos urogenitais.

pé_mamilo
Ao examinar a moça, que não teve seu nome revelado, os médicos constataram que tratava-se de um terceiro mamilo. Um exame mostrou que a garota possuía um mamilo bem formado cercado por aréola e até com alguns fios de cabelo no pé. Foto: efarsas

O embrião desenvolve mamilos extras quando há falha da regressão da crista mamária.  A persistência da crista em pontos diferentes dos habituais ocasiona a formação de mais brotos mamários acessórios, e um mamilo para cada ponto de falha de regressão da crista. Dessa forma, a politelia pode ser unilateral ou bilateral. O número de mamilos acessórios é variável; existe relato de um único paciente com dez mamilos.

16_660x330
Mais um caso de politelia em um homem, mas este mamilo extra fica logo abaixo do mamilo normal. Foto: supercurioso
Fonte: mastologia , .e-farsas e escholarship