Flores comestíveis: flores que estão no seu jardim, mas podem ser usadas na sua comida

Já pensou em usar flores lindas na sua salada? Ou comer uma torrada com geleia de jasmim ou de rosas vermelhas? E que tal um pão aromatizado com fores? Muita gente não sabe, mas existem diversas espécies de plantas em que suas flores são comestíveis e muito saborosas por sinal.

No Brasil, colocar flores na comida tem pouca tradição, quando comparado com países como a França, Itália ou o Japão.  O mais importante, nesses casos, é sem  dúvida saber diferenciar o aspecto de flores comestíveis das flores ornamentais. As flores com finalidade puramente decorativa podem ser altamente tóxicas e venenosas, fatais mesmo, em certos casos. Além disso, é preciso que flores comestíveis sejam cultivadas sem qualquer produto químico, que podem ser prejudiciais para a saúde. O ideal é adquirir flores comestíveis que tenham sido cultivadas para fins culinários.

Assim, da mesma forma que acontece com os cogumelos, colher flores comestível na natureza é uma tarefa que deve ser feita por especialistas. Somente eles podem diferenciar se uma espécie é perigosa ou se  podem integrar na alimentação.

Vamos conhecer algumas flores que são deliciosas! Lembrando que, todas elas devem ser cultivadas exclusivamente para uso alimentício.

1-      Capuchinha (Tropaeolum majus)

A capuchinha também conhecida popularmente como chagas, flor-do-sangue e agrião-do-méxico, é uma flor comestível e pode ser facilmente vistas em restaurantes refinados. As folhas e as flores são deliciosas em saladas mistas. As flores decoram lindamente qualquer prato, e os seus botões florais podem ser conservados no vinagre como as alcaparras e acompanham bem pratos de carne. Também se podem esmagar as folhas e as flores, misturando a pasta obtida à manteiga, para passar no pão. As flores podem ser servidas ao natural ou enfeitando e enriquecendo saladas, fazendo parcerias deliciosas e refrescantes com legumes e folhas como rúcula, agrião, alface, entre outras.

Tropaeolum_majus
A capuchinha também conhecida popularmente como chagas, flor-do-sangue e agrião-do-méxico, é uma flor comestível e pode ser facilmente vistas em restaurantes refinados. Foto: koivu
2- Lavanda

De modo geral, as flores secas são vendidas como especiaria. Mas as flores frescas e também as folhas podem ser usadas na culinária. É muito comum na cozinha da Europa e Norte da África, onde o mel de lavanda também é produzido. Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geleias, tortas, vinho, vinagrete – a lista é enorme. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos. Para fins culinários deve ser comprada em lojas especializadas ou de quem produza ervas ou flores orgânicas. A lavanda plantada para ornamentação pode conter pesticidas em excesso.

373345654_202
De modo geral, as flores secas de lavanda são vendidas como especiaria. Mas as flores frescas e também as folhas podem ser usadas na culinária.
3- Violeta (Viola odorata)

A Viola odorata  é  a violeta verdadeira (não a violeta-africana, encontrada nas floriculturas). Quando fresca, é usada em salada. Cristalizada é usada na decoração de bolos, pudins e sorvetes. As violetas são ideais para adicionar a uma ampla variedade de alimentos, além de servirem para propósitos decorativos. Algumas ideias incluem doce de violeta, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geleias, manteiga ou para dar sabor ou servir de ornamento na comida.

Viola_odorata_fg01
A Viola odorata é a violeta verdadeira (não a violeta-africana, encontrada nas floriculturas). Quando fresca, é usada em salada. Foto: wikipedia
4- Rosas (Rosa sp.)

Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, ornamentos, geleias, manteiga, gelo aromatizado e muito mais. A água de rosas é um uso famoso para aromatizar diversos pratos. Rosas são muito tradicionais na cozinha árabe. Usadas em cremes e mousses ou combinada com sumo de frutas. Normalmente é feita uma infusão primeiro para concentrar o sabor. Também é usada em limonadas e sumos de laranja, para dar um toque exótico. Às vezes a base da pétala é um pouco amarga e é preferível cortá-la fora. Se desejar usar a flor inteira, coma apenas a parte externa.

jardim-de-rosas-vermelhas
Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, ornamentos, geleias, manteiga, gelo aromatizado e muito mais. Foto: florlandia
5- Amor Perfeito (Viola tricolor)

As flores de amor perfeito são delicadas e  boas para adornar saladas ou para aromatizar vinagres. Tem textura aveludada e sabor refrescante. Outros usos incluem deixá-la sobre a sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos. Não deixe de considerar o seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. Amor-perfeito tem um sabor ligeiramente adocicado e vai muito bem em salada de frutas.

Viola_tricolor_002
As flores de amor perfeito são delicadas e boas para adornar saladas ou para aromatizar vinagres. Tem textura aveludada e sabor refrescante. Foto: wikipedia
6- Hibiscos  (Hibiscus sabdariffa)

 Conhecida popularmente como caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, estas flores são apropriadas para saladas e para fazer xaropes e “saborizar” algumas bebidas alcoólicas. Há um certo toque cítrico e frutado no hibisco, mas ele é ligeiramente ácido; por isso, é bom usar com moderação. A flor ainda tem vitamina C e ácido málico, antioxidante que diminuem o risco de câncer e retarda o envelhecimento celular.

4036311973_fd9297a123_b
Conhecida popularmente como caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, estas flores são apropriadas para saladas e para fazer xaropes e “saborizar” algumas bebidas alcoólicas. Foto: flickriver
7- Calêndula (Calendula officinalis)

As suas pétalas podem ser misturadas com arroz, peixe, sopa, queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão. Usada também como corante para manteigas e queijos. As flores podem ser adocicadas e levemente amargas, e podem ser usadas em saladas de folhas e frutos, dando um sabor exótico e diferente.

Ringelblume_Blüte
As suas pétalas podem ser misturadas com arroz, peixe, sopa, queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão. Foto: wikipedia
8- Abobrinha (Curcubita pepo)

Muita gente não sabe, mas as flores de abobrinha são saborosíssimas. Podemos comer as suas flores fritas, empanadas em ovo e farinha. Ficam ótimas em sopas ou ainda recheadas com queijo forte e usadas como aperetivos. Na América, segundo registros históricos, a flor de abobrinha vem sendo usada na culinária desde o século 16. Tudo indica que os nativos comiam apenas as flores masculinas (as que têm caules longos e finos) e deixavam as flores femininas (que têm uma diminuta abobrinha atrás da flor) para se reproduzir.

CAT-9636-CUC_REGISTRO_FLOR
Muita gente não sabe, mas as flores de abobrinha são saborosíssimas. Podemos comer as suas flores fritas, empanadas em ovo e farinha. Foto: bancodegermoplasma
9- Cebolinha (Allium fistulosum)

Não é só a flor de cebolinha que é comestível e dá um sabor especial aos alimentos. As flores são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado leve. Pode ser usada em saladas, em caldos, carnes etc. Flores de alho também são boas, dando um toque de alho à sua salada ou prato.

Allium_schoenoprasum,_flowers
Não é só a flor de cebolinha que é comestível e dá um sabor especial aos alimentos. As flores são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado leve. Foto: listasverdes

Fonte: cptlifestyle e wikihow