Assista imagens raras do mais famoso peixe abissal nadando: peixe-diabo-negro

Apesar ser uma espécie encontrada em todos os oceanos, o peixe-diabo-negro (Melanocetus johnsonii) não é muito visto por aí, pois só pode ser encontrado profundidades entre 100 e 5 mil metros. Ou seja, é uma espécie abissal. Mesmo assim, é uma das espécies abissais mais conhecidas (por foto) por suas características super peculiares. Mas, é muito difícil ver um vídeo deste peixinho nadando, até porque não é muito fácil para o ser humano alcançar a profundidade do seu habitat.

Como vive em alta profundidade, seu habitat não é rico em alimento, então durante a evolução este peixe desenvolveu uma estrutura para atrair suas presas. Ele tem uma espécie de saliência luminescente que se agita sobre a cabeça.

Outra característica legal, é que existe um grande dimorfismo sexual. As fêmeas chegam a medir 18 centímetros, mas os machos, porém, crescem apenas até três centímetros. por viverem em profundidades extremas onde, às vezes, é muito difícil encontrar alimento, esses machos mordem a barriga de uma fêmea, passando a parasitar de seu corpo. A partir de então, ele passa a servir como um banco de esperma, pronto para entrar em ação sempre que a fêmea liberar seus ovos.

tumblr_mgmlgzngvd1roiusxo1_500
Apesar ser uma espécie encontrada em todos os oceanos, o peixe-diabo-negro (Melanocetus johnsonii) não é muito visto por aí, pois só pode ser encontrado profundidades entre 100 e 5 mil metros. Foto: dolce

Fonte: G1 e wikipedia