Amor entre cães e seus donos: Pesquisa revela que amor envolvendo pets e humanos é o mesmo de pais e filhos

Você chega em casa, após um dia exaustivo de trabalho e quem está aguardando ansiosamente a sua chegada? Seu cão! Sempre cheio de lambidas de amor e carinho! Agora, essa relação tão bonita, é comprovada, segundo um estudo realizado por pesquisadores americanos do Hospital Geral de Massachusetts. Eles analisaram como importantes estruturas do cérebro se ativam quando as mulheres olham para uma imagem de seus filhos ou de seus cachorros.  Conclusão: A relação homem-cachorro funciona de maneira semelhante ao que se dá entre mãe e filho.

O alvo do estudo foram catorze mulheres, com pelo menos um filho (de 2 a 10 anos de idade) e donas de um cão de estimação há pelo menos dois anos. A primeira etapa foi a seguinte: os cientistas perguntaram às voluntárias como era seu relacionamento com os filhos e com os animais, e tiraram fotos das crianças e os cachorros em suas casas. Na segunda e última etapa, as participantes fizeram exames de ressonância magnética, para analisar a atividade cerebral das voluntárias enquanto elas viam várias imagens, incluindo fotos de seus filhos e animais.

Os resultados mostraram semelhanças na reação de regiões do cérebro às imagens do filho e do animal de estimação de cada mulher. Áreas relacionadas a funções como emoção, recompensa e afiliação, apresentaram atividade alta quando a participante via as fotos tiradas em sua casa. Uma região associada à formação de vínculos foi ativada apenas quando a foto do filho de cada uma era apresentada, porém o giro fusiforme, área envolvida no reconhecimento facial mostrou uma resposta maior diante das imagens dos cachorros.

cachorro-2
O alvo do estudo foram catorze mulheres, com pelo menos um filho (de 2 a 10 anos de idade) e donas de um cão de estimação há pelo menos dois anos. Foto: casaecachorro

Sem dúvida, os animais de estimação ocupam em nossos lares um lugar muito importante, preenchendo-os de alegria, amor e afeto. Confortam o nosso coração, sem pedir muito em troca e, principalmente, estão dispostos a estar ao nosso lado em qualquer circunstância. Cientificamente, nossos filhos do coração!

cao-dono-labrador-01g
A relação homem-cachorro funciona de maneira semelhante ao que se dá entre mãe e filho. Foto: portalfilhotes

Fonte: Veja